"O trabalho sistêmico com famílias exige do psicólogo atenção para a complexidade das relações interfamiliares e também para os contextos mais amplos. Este tipo de trabalho exige criatividade e adaptação por parte dos terapeutas e, no caso especial do trabalho com famílias em situação vulnerabilidade física, social e emocional (PAKMAN,1993, p. 10). Dentro do contexto do trabalho sistêmico com famílias, avalie as asserções e a relação proposta entre elas: I. Quando
Respostas
Sobre o trabalho sistêmico com famílias, podemos afirmar que a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Trabalho sistêmico com famílias em contextos jurídicos
O psicólogo, ao realizar o trabalho sistêmico familiar, precisa escutar a narrativa da família, por meio da qual ela apresentará ao psicoterapeuta aquilo que considera problemático sob sua perspectiva. Além disso, deve considerar também as complexas relações interfamiliares.
Ele não pode, portanto, ignorar o modo como a família se relaciona com as instituições jurídicas, que muitas vezes são as responsáveis por encaminhar a mesma ao processo terapêutico. Assim, o psicólogo pode almejar melhorias nessa relação, de modo que a família não atue a reforçar as ideias negativas que o judiciário tem dela.
Como sua tarefa está incompleta, colocarei a parte que está faltando abaixo:
I. Quando atender qualquer família, esteja aberto para ouvir a narrativa do que é problema para eles; assim como é importante ouvir e considerar a narrativa familiar a respeito do que é ou não problema, não podemos deixar de levar em conta o arcabouço de leis que estabelecem diretrizes e limites em relação ao que é ou não permitido em cada sociedade; as leis não são absolutas, comportam interpretações por parte dos juristas.
PORQUE
II. O terapeuta sistêmico não deve ter como base como as famílias se relacionam com as instituições jurídicas que muitas vezes as encaminharam para terapia, deve apenas ouvir essas instituições que vão nortear o trabalho. As conversas com as famílias devem ser restritas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
- a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- b. As asserções I e II são proposições falsas.
- c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Aprenda mais sobre Terapia Familiar Sistêmica:
https://brainly.com.br/tarefa/17718486
#SPJ4