"Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos" (DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001). Nessa perspectiva, a coerção: I - Pode ser reconhecida por meio das sanções aplicadas, caso haja violação de determinado fato social. II - Traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, crenças, usos ou mesmo moda. III - É um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade singular. IV - Está relacionado à ideia de moral e não à natureza da moral, por isso deve ser considerada como coisa. Em relação às afirmativas anteriores, estão CORRETAS a. III e IV. B. II e IV. C. I e II. D. I e III. E. I e IV
Respostas
respondido por:
0
Sobre os fatos sociais, é possível afirmar as assertivas I e II, alternativa C. Os erros das assertivas III e IV são:
- III - Não é uma realidade singular, visto que o fato social, é uma realidade social maior.
- IV - Está plenamente ligado à natureza moral.
Durkheim e os fatos sociais
Os fatos sociais são relações sociais tão bem estabelecidas ao longo dos anos que é tomado como natural, entretanto, é artificialmente construído por controle e coerção social.
A quebra com os fatos sociais traz aos sujeitos a consciência de si e consciência social, sendo uma necessidade para que os sujeitos sejam livres para decidir errar e acertar.
Fatos Sociais — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/353117
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás