Respostas
O citoesqueleto é uma rede de filamentos proteicos que garante a manutenção do formato da célula, participa do seu processo de divisão e permite a sua movimentação.
O citoesqueleto é uma estrutura presente em células eucarióticas que pode ser definida como uma rede de filamentos proteicos.
Citoesqueleto é uma rede de filamentos de proteínas que cruzam o citosol de células eucariontes e ajudam a célula, dentre outras funções, a organizar suas atividades internas e realizar determinados movimentos.
Existem três tipos de filamentos que fazem parte dessa rede: filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. É importante salientar que algumas células procarióticas apresentam alguns componentes do citoesqueleto, entretanto, essa estrutura é evidente em células eucarióticas.
Resumo sobre citoesqueleto
O citoesqueleto se estende pelo citoplasma da célula eucarionte.
Trata-se de uma rede de filamentos de proteínas.
Existem três classes de filamentos que formam o citoesqueleto:
filamentos de actina são os filamentos de proteínas mais finos;
microtúbulos apresentam-se como tubos ocos e são formados por tubulina;
filamentos intermediários possuem uma espessura intermediária entre filamentos de actina e microtúbulos.
O citoesqueleto possui várias funções, uma vez que atua garantindo a manutenção do formato da célula, participa do processo de divisão celular e está envolvido com alguns tipos de motilidade da célula.
• O que é citoesqueleto?
O citoesqueleto pode ser definido, de maneira simplificada, como um sistema de filamentos de proteína que cruzam o citosol de células eucarióticas. Trata-se de uma estrutura altamente dinâmica, que está em constante modificação, podendo ser decomposta rapidamente em uma região da célula e remontada em outra parte.
Explicação:
espero ter ajudado!