O método predominante utilizado em bacteriologia para visualização das bactérias é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnostico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental. Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local, permitindo assim ao médico a utilização de tratamentos precoce e empírico do paciente antes do diagnóstico final da doença.
Os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes.
O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina.
A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas.
Fonte: Adaptado de: Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde Programa Nacional de DST e Aids. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2001.
Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente com suas palavras, a diferença da parede celular de bactérias Gram-negativas e de bactérias Gram-positivas e correlacionando se estas diferenças interferem diretamente na coloração que estas bactérias apresentarão na microscopia após a coloração pelo método de Gram.
-------------------------------------------------------------------------------------------
✅ DESDE 2019
✅ ASSESSORIA (UNICESUMAR)
✅ DESENVOLVIDO COM RESPONSABILIDADE PARA VOCÊ
✅ TEMOS REFERÊNCIAS DO NOSSO TRABALHO!
✅ NOTA GARANTIDA
>>> WATTSAPP - 9️⃣9️⃣.9️⃣.8️⃣5️⃣2️⃣5️⃣8️⃣4️⃣8️⃣6️⃣✅ <<<
------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
✅ DESDE 2019
✅ ASSESSORIA (UNICESUMAR)
✅ DESENVOLVIDO COM RESPONSABILIDADE PARA VOCÊ
✅ TEMOS REFERÊNCIAS DO NOSSO TRABALHO!
✅ NOTA GARANTIDA
>>> WATTSAPP - 9️⃣9️⃣.9️⃣.8️⃣5️⃣2️⃣5️⃣8️⃣4️⃣8️⃣6️⃣✅ <<<
---------------------------------------------------------------------------------------------
Respostas
A coloração de gram permite a diferenciação de bactérias gram-negativas e gram-positivas, as quais se diferenciam principalmente em:
- Bactérias gram-positivas possuem uma grande quantidade de camadas de peptideoglicano, além de ácidos tecóicos;
- Bactérias gram-negativas não possuem ácidos tecóicos e têm em sua composição uma camada de lipopolissacarídeo, periplasma e poucas camadas de peptideoglicano.
Diferenciação de bactérias gram positivas e negativas
O método de coloração de gram funciona por meio da absorção dos pigmentos utilizados pelas paredes bacterianas. Como a composição da membrana de cada tipo de bactéria é diferente, elas se diferenciam.
Bactérias gram-positivas são capazes de reter o corante cristal violeta utilizado junto ao tratamento de etanol acetona, uma coisa que as gram-negativas não são capazes de fazer.
Aprenda mais sobre a coloração de gram aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/15524056
#SPJ1
Resposta:Pode-se dizer que a principal diferença entre bactérias Gram-negativas e Gram-positivas é a estrutura da parede celular, visto que as células Gram-negativas têm paredes celulares mais simples e mais finas porque têm concentrações mais baixas de peptidoglicano, bem como uma membrana externa. As bactérias Gram-positivas, por outro lado, possuem envelopes mais espessos e complexos, e suas estruturas possuem cadeias polissacarídicas mais longas. As bactérias gram-negativas contêm grandes quantidades de lipídios, portanto, são mais permeáveis do que moléculas hidrofóbicas maiores.
A diferença de coloração entre bactérias Gram-negativas e Gram-positivas deve-se à diferença de estrutura. Considerando que, a parede celular de bactérias Gram-negativas é relativamente simples, o composto de violeta de genciana geralmente não é fixo e é fácil de mudar de cor depois de adicionar álcool e magenta. As bactérias gram-positivas, no entanto, são mais complexas porque, durante a coloração, imobilizam compostos formados a partir da violeta genciana e não perdem a cor quando são adicionados etanol-acetona e magenta.
Explicação:.
88**9**93**76**82**55**..,,.,.,.,.,.,,,