Respostas
Qual foi o desfecho da campanha “petróleo é nosso”?
Resposta: O desfecho foi a vitória dos nacionalistas, com a criação da Petrobras (empresa responsável por explorar o petróleo em território nacional, sendo uma estatal).
Explicação: Esse período foi marcado pela disputa entre entreguistas e nacionalistas. Os entreguistas defendiam que o petróleo brasileiro deveria ser explorado por multinacionais, já que elas contavam com a tecnologia necessária para explorar petróleo, de modo que o Estado não teria que gastar tempo e dinheiro desenvolvendo a tecnologia necessária para explorar esse recurso e ganharia dinheiro através dos royalties (valor que alguém que explora um recurso, paga para o proprietário do mesmo). Enquanto os nacionalistas defendiam que o petróleo deveria ser explorado pelo Estado (através de uma estatal), pois era um recurso pertencente ao povo brasileiro e deveria ter todo o seu valor destinado a esse povo e não a estrangeiros.
A vitória dos nacionalistas, aumentou a inimizade entre o governo Vargas (atual presidente do Brasil a época) e governo estado-unidense, já que as multinacionais dos EUA objetivavam explorar o petróleo brasileiro.
Na “Carta Testamento” de Getúlio Vargas existe uma passagem que se refere ao conflito entre nacionalistas e entreguistas e entre as multinacionais e seu governo.
Passagem referente ao conflito entre Nacionalistas e Entreguistas e multinacionais:
“A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre”