7. A respeito da mão de obra indígena e dos povos africanos, na América portuguesa, assinale V ou F:
( ) O principal motivo de conflito entre o indígena e o português se deu através do escambo, para a extração do pau-brasil.
( ) Na prática do escambo, o indígena trabalhava de forma forçada.
( ) Para a principal atividade econômica da América portuguesa – ou seja, o plantio da cana-de-açúcar – havia um grande problema com a mão-de-obra indígena: a resistência dos nativos, principalmente pela fuga e os jesuítas, que condenavam a escravidão do índio.
( ) A opção pela utilização da escravidão dos negros foi viável principalmente por 2 razões: o lucro advindo do tráfico negreiro e o fato do africano desconhecer o território brasileiro e por isso oferecer menor resistência , como a fuga, por exemplo.
( ) O tráfico negreiro representava um ônus para a coroa portuguesa, pois ela gerava bastante prejuízo aos cofres português.
( ) Os portugueses adquiriam escravos da África através das feitorias – eram entrepostos comerciais que serviam para vender produtos como: aguardente, tabaco, armas de fogo, tecidos. Em troca, recebiam escravos, pimenta, marfim e outros produtos.
( ) A mão-de-obra indígena foi pouco utilizada nas primeiras décadas da colonização.
( ) O deslocamento dos nativos de suas tribos para o cultivo da cana-de-açúcar gerou um clima conflituoso do indígena com o português.
Respostas
respondido por:
1
responda nessa ordem :
V
V
F
V
F
F
V
V
siga direitinho essa ordem e você vai ir muito bem !!
DICA: olha duas vezes antes de finalizar a tarefa
caiogamer7265:
Obrigado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás