?Ao olhar para uma linguagem qualquer, podemos querer inventariar as expressões simples que lhe são próprias e estabelecer como se combinam para formar expressões complexas: estaremos analisando aspectos de sua sintaxe. Além da combinatória possível das expressões, isto é, das relações que os sinais mantêm entre si, podemos querer considerar as relações que eles mantêm com os objetos e com as situações do mundo: estaremos estudando esses mesmos sinais semanticamente. Podemos, por fim, querer incluir em nosso estudo mais um fator de complexidade: os interlocutores e a interação entre os interlocutores: estaremos adotando uma perspectiva pragmática. ? (ILARI, 2000, p. 111-112) Sobre a construção de significado como é estudado pela pragmática é correto afirmar que: A ordem em que os termos aparecem na oração, o modo como os falantes constroem as orações e o modo como contrariam as regras são preocupações da pragmática. O sentido estrito da palavra, ou seja, seu significado independentemente do contexto em que é utilizado forma a base para os estudos da pragmática. A intenção comunicativa e o momento da interação social são essenciais para a construção do sentido e são levados em conta pela pragmática. As relações de hiponímia, sinonímia e antonímia estão presentes nos estudos da pragmática que levam em conta os usos sintáticos das palavras nas orações. A relação entre o significante, ou seja, o conceito de determinada palavra e o significado, sua forma escrita, é a base para a pragmática compreender a construção do sentido
Respostas
É correto afirmar sobre a construção de significado pela Pragmática o que está descrito na terceira afirmativa, isto é, letra C.
A pragmática e a construção de sentido
Pragmática é um dos ramos da Linguística, que tem como objeto de estudo a língua dentro do seu contexto comunicacional, isto quer dizer que, a preocupação dos pragmáticos mais se aproxima de como a língua é falada em dado lugar, por dadas pessoas, do que como ela se organiza por si só.
Ela se ocupa dos chamados atos de fala e a maneira como eles refletem na cultura e na sociedade. E aqui está o sentido da língua: na sua utilidade, o efeito prático que esses atos de fala podem causar. O que importa, aqui, é a comunicação e como a linguagem funciona para seus falantes.
A organização das alternativas:
a) A ordem em que os termos aparecem na oração, o modo como os falantes constroem as orações e o modo como contrariam as regras são preocupações da pragmática.
b) O sentido estrito da palavra, ou seja, seu significado independentemente do contexto em que é utilizado forma a base para os estudos da pragmática.
c) A intenção comunicativa e o momento da interação social são essenciais para a construção do sentido e são levados em conta pela pragmática.
e) As relações de hiponímia, sinonímia e antonímia estão presentes nos estudos da pragmática que levam em conta os usos sintáticos das palavras nas orações.
f) A relação entre o significante, ou seja, o conceito de determinada palavra e o significado, sua forma escrita, é a base para a pragmática compreender a construção do sentido
Saiba mais sobre Pragmática aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23750725
#SPJ4