"A consciência é consciência ativa; cabe a ela dar sentido às coisas, ou seja, é a consciência que atribui significados no mundo. [. ] Esta talvez seja a característica prática mais fundamental da fenomenologia husserliana. Ao mesmo tempo que a consciência é ativa; ela não ocorre no vazio; portanto é consciência intencional. " "Considerando a noção de consciência na abordagem humanista-existencial, considere as afirmativas a seguir: a. Consciência é sempre consciência-de-alguma-coisa, voltada aos objetos. B. Consciência é consciência passiva, cabendo a ela receber o sentido pelas coisas. C. Atitudes interpretativas e representativas facilitam a apreensão à nossa consciência. D. Consciência é sempre consciência-em-si-mesma, voltada por meio da razão para si. E. Atitudes interpretativas e representativas permitem o "retorno às coisas mesmas". Com relação ao tema abordado no texto, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. A b. D c. C d. E e. B
Respostas
Podemos afirmar que a consciência compreende sempre um referencial, sendo através de um ser vivo ou algo.
Assim, diante das atitudes representativas e interpretativas ampara a percepção da nossa consciência, pois favorece uma compreensão do meio ou da representação do nosso consciente.
Por isso, o gabarito da questão é dado por duas afirmativas verdadeiras: A | C.
"Penso, logo existo."
É notório que a consciência é definida como um sentimento que auxilia o ser humano a compreender, vivenciar e experimentar, alguns elementos ou o todo, de maneira completa, do seu eu interior.
Logo, podemos considerar que a primeira fase da consciência é classificada como a percepção do ser vivo perante o meio que habita, ou seja, sua existência no meio.
Sabemos, que o filósofo Descartes apresentou uma expressão categórica abordando, essencialmente, a possibilidade da nossa compreensão/consciência como seres existentes:
- "Penso, logo existo".
Entenda mais sobre a consciência aqui:
brainly.com.br/tarefa/5101180
#SPJ4