O estado _______, com um mínimo de interferência na vida social, trouxe, de início, alguns inegáveis benefícios: houve progresso econômico acentuado, criando-se condições para a revolução industrial; o ________ foi valorizado, despertando-se a consciência para a liberdade humana [...]. mas, em sentido contrário, [...] impedindo o estado de proteger os menos afortunados, foi a causa de uma crescente _______.
Respostas
A criação de um Estado Liberal pode gerar muitas contribuições para o crescimento econômico, mas em contraponto, a ausência das políticas assistencialistas do Estado pode gerar um grande aumento das injustiças sociais. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.
Em que consiste um Estado Liberal?
A principal característica de um Estado Liberal está na defesa dos direitos individuais e da promoção do individualismo, além da pouca ou nenhuma interferência estatal em assuntos relacionados ao mercado e à economia. O principal teórico defensor dessas ideias é John Locke.
Apesar de ser considerado economicamente eficiente, principalmente pela valorização do livre mercado, a existência de um Estado Liberal negligencia aquele que é o pior mal das sociedades capitalistas: a desigualdade social.
Sendo assim, podemos considerar a ineficiência do Estado Liberal em atuar com questões sensíveis relacionadas às injustiças sociais, promovendo um aumento considerável das desigualdades e reduzindo a qualidade de vida de uma grande parcela da população.
Complemento da questão:
a) Liberal; indivíduo; injustica social.
b) Socialista; coletivo; injustiça social.
c) Hobbesiano; indivíduo; violência.
d) Do bem-estar social; coletivo: violência.
e) Neoliberal; intervencionismo; liberdade económica.
Entenda mais sobre o Liberalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1451942
#SPJ4