"Uma perspectiva não é uma representação porque as representações são propriedades do espírito, mas o ponto de vista está no corpo. Ser capaz de ocupar o ponto de vista é sem dúvida uma potência da alma, e os não-humanos são sujeitos na medida em que têm (ou são) um espírito; mas a diferença entre os pontos de vista (e um ponto de vista não é senão diferença) não está na alma, pois esta, formalmente idêntica através das espécies, só enxerga a mesma coisa em toda parte — a diferença é dada pela especificidade dos corpos" (VIVEIROS DE CASTRO, 1996). Considere a seguinte afirmação incompleta: Os autores Seeger, Matta e Viveiros de Castro (1979) escreveram um artigo extremamente importante intitulado "A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras" em que defendem exatamente que só é possível compreender a organização social e cosmologia dos povos indígenas a partir do que eles pensam sobre. Agora, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação acima: Escolha uma: a. A corporalidade. B. A sociedade. C. O perspectivismo. D. A pessoa. E
Respostas
Segundo os autores, um dos principais aspectos a serem considerados para entender a organização social e a cosmologia indígena é o entendimento desses povos a respeito da corporalidade. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.
Corporalidade para os Indígenas
A relação dos povos indígenas com seus corpos é um importante ponto de partida para compreender inúmeros aspectos sociais e culturais desses povos. Compreender a corporalidade indígena é essencial o ensino de conhecimentos relacionados às suas habilidades e técnicas.
Dessa maneira, podemos considerar a cultura corporal indígena como repleta de valores e concepções até então desconhecidas pelas sociedades capitalistas e que, para a plena compreensão cultural desses povos, é necessário partir da questão da corporalidade.
Entenda mais sobre a Cultura Indígena aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15684804
#SPJ4