1- Qual o assunto abordado no texto literário? O que é possível inferir sobre os hábitos e práticas de consumo e descarte dos moradores de Leônia? Como lidam com os resíduos à medida que a cidade cresce?
2 - Há semelhanças entre a fictícia Leônia e as cidades contemporâneas? Em que aspectos? Explique com suas palavras.
3- Diante da quantidade de resíduos produzidos no mundo globalizado e industrial, onde são os “territórios” do lixo em sua cidade? A destinação do lixo é adequada? Há coleta seletiva e/ou compostagem dos produtos orgânicos? Existe saneamento básico em todos os bairros ou na sua casa?
4- É possível afirmar que existem relações entre as dinâmicas econômicas na atualidade com o descarte e condicionamento do lixo em determinados locais? Justifique, tendo em vista as reflexões do texto literário e de nossa sociedade.
Respostas
Pergunta 1) O texto aborda a fluidez das cidades, i. e., pessoas que compõe a cidade. Infere-se que se consome muito de embalados, isto é, a cidade é fruto do consumismo industrial. Para que se haja o manejo correto dos resíduos, recuam-se os aterros — "lixões", às periferias (entenda-se longe do centro da cidade) e aumentam os impostos.
Cidades dinâmicas e a produção de lixo
Quanto maior a cidade, aparentemente, maior sua produção de lixo. O consumo se dá, geralmente nas cidades mais ricas, que por possuírem mais riqueza, atraem mais gente, que consumindo mais, tendem a produzir mais lixo, de forma organizada ou não. O dinamismo só é possível em cidades ricas.
Complemento de leitura sobre a poluição: https://brainly.com.br/tarefa/51779803
Pergunta 2) Como se pode ver em cidades imensas brasileiras, importam-se com os centros de cidades e não com suas periferias (leia-se afastado do centro) pois os centros são os maiores consumidores, fazendo com que sejam maior parte em geração de lixo.
Consumo e produção de lixo
Os centros das cidades tendem a possuir maior concentração de lixo, parte disto se deve porque há boa parte da importância da cidade no centro, onde há, consequentemente, um consumo elevado de produtos de mais variada natureza. Isto não é uma justificativa para que se produza lixo, entretanto, onde mais se consome, mais se produz lixo.
Complemento de leitura sobre o consumismo: https://brainly.com.br/tarefa/52701379
Pergunta 3) Os territórios de "lixões" são afastados de onde os produtores de lixo podem ver, propositalmente. A adequação do lixo é discutível. A coleta seletiva não ocorre sempre, pois a quantidade de lixo e a seletividade dos produtores de lixo não ajudam no processo. Além disto exposto, não são todos os bairros que possuem saneamento básico.
Lixões: aterros sanitários nas periferias
Quando uma sociedade produz lixo demais, ela possui aterros para que se livre de seus excedentes, contudo, a cada ano, a produção de lixo fica maior e os aterros ficam mais cheios, de modo a aumentar seu tamanho geográfico e mover, para cada vez mais longe dos centros cívicos, as toneladas de lixo que produzem
Complemento de leitura sobre lixões e aterros sanitários: https://brainly.com.br/tarefa/35673664
Pergunta 4) Os bairros são "mais limpos" porque há pagamentos focados nesta limpeza, por razões financeiras, tanto que há correlação entre a limpeza do bairro e a economia. Isto é uma ideologia histórica no Brasil. Deste modo, busca-se afastar o lixo do centro comercial. As reflexões disto são as mentiras ideológicas de que toda periferia é suja.
Cidades fluídas e vivas: sujeira para debaixo do tapete?
Como visto no texto e trabalhado acima, há a percepção de que as pessoas que mais consomem, mais fazem produção de lixos e restos. Deste modo, historicamente, o Brasil tem a política de criar "bairros limpos de e para ricos".
Em São Paulo, há Higienópolis, com o metro quadrado em cerca de R$ 6.400, na mesma cidade, há o maior lixão a céu aberto da América Latina, o Lixão da Estrutural, que, segundo especialistas, deveria ter sido desativado em 1997.
Complemento de leitura sobre produção de lixo: https://brainly.com.br/tarefa/24319865
#SPJ1