• Matéria: Artes
  • Autor: marcos399880
  • Perguntado 2 anos atrás

ajudem eu pfvr

um seminário de Como surgiu a dança egípcia
Aonde teve o seus primeiros registro
E o motivo da dança

pfvr ajudaa​


sandrarocha37822: pode ter como base a dança do ventre?
marcos399880: Ñ,tem q ser sobre a dança egípcia
sandrarocha37822: É dança do ventre é uma dança egípcia
marcos399880: ss
sandrarocha37822: a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas
sandrarocha37822: posso colocar ela então?
marcos399880: Pode ss
sandrarocha37822: Veja se tem tudo o q vc precissa se ñ eu procura mais informações.

Respostas

respondido por: sandrarocha37822
0

Resposta:

Os Primórdios da Dança no Egito

Desde tempos mais longínquos a dança fez parte de manifestações na história da humanidade, inicialmente, segundo alguns arqueólogos, como sinal de exuberância física ou tentativa primitiva de comunicação e posteriormente como forma de ritual: para celebrar as forças da natureza, a mudança de estações, em culto aos deuses, em ritos de fertilidade etc.

No Egito, a invenção da dança era atribuída a Bes, um deus-anão que protegia contra a feitiçaria e favorecia um parto rápido. A figura dele, assim como a da deusa Hathor, patrona da dança, são encontradas em papiros e em desenhos dentro de pirâmides relacionadas à palavra hbij, que significa ao mesmo tempo dançar e estar contente. Ambos os deuses derivam de entidades dos primitivos ritos de fertilidade praticados por volta de 5000 a.C.

"A decifração dos hieróglifos nos permitiu conhecer o ritual em honra de Osíris na cidade de Abydos. Os ritos duravam dezoito dias e até hoje sua representação é uma atração turística. A encenação constava de uma cerimônia de aradura e semeadura na qual, sacerdotes, músicos e bailarinos adentravam o templo em solene procissão executando, com danças pantomímicas mascaradas, a morte e a ressurreição da divindade. Enfeitados com fantásticos arranjos de cabeça, davam boas vindas com gritos de alegria à deidade ressuscitada e à semente do solo que brotava." (CAMINADA, 1999)

O Festival de Abydos

Templo de Osíris em Abydos

Ruínas do templo de Abydos (esq.) e relevos do deus Osíris (dir.)

Abydos sediou por mais de dois mil anos o culto aos Mistérios do deus Osíris, primeiro soberano do Egito na mitologia. O Festival acontecia sempre no último mês da inundação do rio Nilo e a partir de seus registros detectou-se os primeiros sinais da dança na civilização egípcia.

Sabe-se que o festivas de Abydos realizava-se de acordo com indicações em hieróglifos, garantindo a repetição de um esquema. O cuidado em repetir o cerimonial levou os egípcios a uma primeira notação gráfica da dança através de hieróglifos.

Dois exemplos são encontrados em fragmentos oriundos de túmulos datando de cerca de 2700 a.C., um para dança da colheita e outro para dança funerária.

Explicação:

Perguntas similares