• Matéria: Artes
  • Autor: lorenarianef
  • Perguntado 3 anos atrás

Sabemos que a prática artística foi mudando ao longo da história da humanidade. Da pré-história até os dias atuais, a arte foi mudando a sua relação e até sua função em cada cultura e tempo histórico.

Do mesmo modo, as técnicas também foram sendo alteradas. Da incisão na pedra às pinturas murais, por mais distantes que estejam no tempo histórico, ambas guardam semelhanças no sentido da manifestação e expressão do homem.

Hoje, sabemos que as motivações foram e são distintas, mas representam um momento importante para a construção do homem contemporâneo.

Com a formação da nossa cultura ocidental, a partir do Renascimento, a arte ganhou um outro sentido e o artista, o seu devido reconhecimento como ser pensante e criativo. Nesse momento, novas técnicas de pintura e gravura foram desenvolvidas, ampliando o poder criativo dos artistas.

Todo desenvolvimento das práticas artísticas não deixa de ser também resultado de um desenvolvimento tecnológico que marcou os séculos XVIII e XIX; no entanto, a forma de representação da arte ainda carregava um sentido mimético, de imitação da realidade que não condizia com o mundo moderno. Era preciso dar um passo adiante.

Esse é o cenário da passagem do século XIX para o XX, em que os artistas percebem que a arte precisava sair dos ateliês, e a experiência de pintar ao ar livre foi então abraçada por eles; luz, cor, efeitos cromáticos, sombras e temas mais ligados à sociedade capitalista.

Se, no final do século XIX, o artista precisou sair das paredes dos ateliês para buscar uma nova arte, o final do século XX também representou um momento de ruptura com os jovens e as contraculturas que desejavam colocar, no muro das cidades, as suas impressões.

Considerando que a prática artística foi sendo desenvolvida de acordo com os movimentos feitos pelos artistas em cada tempo histórico, escreva um texto dissertativo relacionando os diferentes recursos empregados pelos artistas desde o Impressionismo até a arte do grafite, em seus diferentes meios, nos dias de hoje e que recursos eles usavam/usam.

Respostas

respondido por: edvaldosan9
3

Resposta:

A História da Arte é muito vasta e complexa, pois acompanha todo o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, ela está dividida em vários períodos, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana. Alguns historiadores entendem que a História da Arte, desde a Pré História até os nossos dias, traduz a própria história da humanidade, isto é, revela o processo de autocompreensão humana. Um dos temas iniciais em história da arte, por exemplo, é “A Arte na Pré-História”, período no qual podem ser colhidas informações sobre os sistemas simbólicos desenvolvidos pelos homens primitivos, suas técnicas (como a arte rupestre) e os principais lugares do mundo onde esse tipo de arte pode ser encontrado atualmente. Não podemos deixar de falar também sobre a arte desenvolvida pelas grandes civilizações da Antiguidade no Ocidente e no Oriente Médio, como a arte da Mesopotâmia, a arte do Egito Antigo, a Arte Persa, a Arte Grega, a Arte Romana, a Arte Bizantina e a Arte Cristã Primitiva, essa última divide-se entre a fase da produção artística oficial e a produção nas catacumbas romanas. Seguindo cronologicamente, temos a arte no período da Idade Média, com temas como a Arte Gótica, que pode ser esmiuçada no estudo dos vitrais góticos e na especificidade do gótico alemão, além das catedrais medievais e as técnicas de pinturas que estabeleceram as bases para os artistas do Renascimento. Entre os artistas do Renascimento, destacam-se os italianos, como Michelangelo. Além disso, temos ainda a fase pós-renascentista, destacando-se a arte barroca (em especial, a pintura barroca em que foram empregadas com maestria as técnicas de luz e sombra) e a variação do mesmo período, conhecida como Rococó. Outros temas também estão inseridos no campo da História da Arte, como aqueles dos séculos XVIII e XIX, isto é, o Romantismo, o Simbolismo e o Impressionismo; bem como os temas relacionados com a arte moderna, ou seja, a arte de vanguarda do século XX, sendo o surrealismo um dos exemplos prementes.

Explicação:

respondido por: BrenoSousaOliveira
1

A arte impressionista foi um dos momentos mais marcantes da arte, pois foi ali que começou a dar origem a arte moderna que é diversificada. Hoje em dia uma das artes mais populares no mundo é chamada de ''grafite''.

Impressionismo e a história da arte

A arte passa por uma evolução desde o impressionismo até os dias atuais. O impressionismo foi um movimento na pintura que teve origem na França no final da década de 1860. Os artistas associados ao movimento procuraram registrar o mundo visual de uma nova maneira, que enfatizava os efeitos fugazes da luz e da cor.

Dentro do contexto atual da arte no Brasil, uma das artes mais conhecidas no cenário brasileiro é a arte do grafite. Ela representa o dia a dia do cidadão com temas atuais, além de ser feita em cenários ao ar livre. Como por exemplo em muros de prédios, paredes de casa, etc.

Os diferentes recursos empregados pelos artistas desde o Impressionismo até a arte do grafite incluem tintas, pincéis, lona, tinta spray e marcadores. A escolha do meio pelo artista muitas vezes ditará o estilo da arte final. Por exemplo, as tintas a óleo são frequentemente usadas para trabalhos detalhados e realistas, enquanto as aquarelas podem ser usadas para peças mais delicadas.

Para saber mais sobre impressionismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4897974

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares