• Matéria: Pedagogia
  • Autor: daianne095
  • Perguntado 3 anos atrás

A atenção educacional aos alunos com necessidades especiais, associadas ou não à deficiência, tem se modificado ao longo de processos históricos de transformação social, tendo caracterizado diferentes paradigmas nas relações das sociedades com esse segmento populacional. Relacione as colunas considerando as décadas que foram marcos históricos para a Educação Inclusiva:

( )Um intenso movimento mundial de defesa dos direitos das minorias, aliado às críticas contundentes ao Paradigma da Institucionalização* de pessoas com doença mental e de pessoas com deficiência, determinou novos rumos às relações das sociedades com esses segmentos populacionais. Começaram a ser implantados os serviços de Reabilitação Profissional, especialmente, embora não exclusivamente, voltados para pessoas com deficiência, visando prepará-las para a integração, ou a reintegração na vida da comunidade.

( )O mundo volta a experimentar novas transformações com os avanços na Medicina, no desenvolvimento de novos conhecimentos na área da Educação e principalmente na criação da via eletrônica como meio de comunicação em tempo real, com qualquer parte do mundo, determinaram novas transformações sociais. Por um lado, maior sofisticação técnico científica permitia a manutenção da vida e o maior desenvolvimento de pessoas que, em épocas anteriores, não podiam sobreviver.
( ) Grande parte dos países, tendo como horizonte a Declaração Universal dos Direitos Humanos, passou a buscar um novo modelo, no trato da deficiência. A proposição do princípio da normalização contribuiu com a ideia de que as pessoas diferentes podiam ser normalizadas, ou seja, capacitadas para a vida no espaço comum da sociedade.
( ) À luz da defesa dos direitos humanos, pôde-se constatar que a diversidade enriquece e humaniza a sociedade, quando reconhecida, respeitada e atendida em suas peculiaridades. Passou, então, a ficar cada vez mais evidente que a manutenção de segmentos populacionais minoritários em estado de segregação social, ainda que em processo de atenção educacional ou terapêutica, não condizia com o respeito aos seus direitos de acesso e participação regular no espaço comum da vida em sociedade, como também impedia a sociedade de aprender a administrar a convivência respeitosa e enriquecedora, com a diversidade de peculiaridades que a constituem.
A. 1960
B. 1960/1970
C. 1980
D. 1990

Respostas

respondido por: elianalee
0

Com relação aos movimentos a favor da atenção educacional aos alunos com necessidades especias, temos a seguinte ordem, após relacionar as colunas: A, C, B, D.

Histórico da educação para alunos com necessidades especiais

O histórico da atenção educacional aos aluno com necessidades especiais, sejam relacionadas à deficiência ou não, começa a ser desenhado ainda nos anos 60, quando um intenso movimento de direitos humanos determina novos rumos em defesa dos direitos da minoria.

Na década seguinte, o norte da maioria dos países foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tinha sido declarada em 1948, após a Segunda Guerra Mundial. Por isso buscou-se uma nova forma de lidar com a deficiência e incluir os indivíduos de maneira digna na sociedade.

Com os avanços da medicina em 1980, pessoas com necessidades especiais começaram a ter uma expectativa de vida maior, além de maior possibilidade de desenvolvimento e aprendizagem.

Na década de 90, constatou-se que a convivência inclusiva, ainda em processo, enriquece e humaniza a sociedade.

Leia mais sobre inclusão em: https://brainly.com.br/tarefa/51135245

#SPJ1

Perguntas similares