Considere a contextualização a seguir: A questão social aparece de forma mais evidenciada, no Brasil, no final do século XX, em meio ao processo de industrialização, após permanecer por várias décadas na ilegalidade, ou seja, o sujeito era criminalizado por sua "incapacidade" social, além de representar uma "ameaça" à classe dominante. SIKORSKI, D. ; CUNHA. M. C. B. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016 (adaptado). A partir do exposto anteriormente e dos estudos acerca da história da questão social no Brasil, identifique a alternativa que apresenta corretamente o presidente brasileiro que utilizando-se dos meios de comunicação, difundiu a imagem de Pai dos Pobres por estabelecer uma política governamental específica e uma relação paternalista - carisma político - com o povo
Respostas
A alternativa correta referente ao presidente brasileiro que utilizando-se dos meios de comunicação, difundiu a imagem de Pai dos Pobres, é a Letra B: Getúlio Vargas
Da Era Vargas
Getúlio Vargas, um dos nomes mais famosos da história recente do Brasil, foi militar, advogado e político. Ele se tornou presidente do Brasil durante a Revolução de 1930 e governou pacificamente, sendo forçado a renunciar quinze anos depois de assumir o cargo. Acabou cometeu suicídio em 1954, durante um período de intensa turbulência política.
Quando Vargas assumiu a presidência, ninguém parecia saber que havia começado o mandato de quinze anos do político gaúcho na presidência do Brasil. Esses 15 anos são conhecidos como a Era Vargas e são divididos em diferentes categorias pelos historiadores:
- Governo Provisório (1930-1934);
- Governo Constitucional (1934-1937);
- Estado Novo (1937-1945);
Complemento da Questão
Alternativas
Alternativa 1:
A) Jânio Quadros.
Alternativa 2:
B) Getúlio Vargas.
Alternativa 3:
C) Castelo Branco.
Alternativa 4:
D) Juscelino Kubitschek.
Alternativa 5:
E) Fernando Collor de Melo.
Entenda mais sobre a Era Vargas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24663271
#SPJ4
Resposta:
Alternativa 2:
Getúlio Vargas.
Explicação:
A CLT unificou as leis trabalhistas existentes e estabeleceu novos direitos trabalhistas, como o salário mínimo, o descanso semanal remunerado, e condições de segurança no trabalho. Essas políticas, que beneficiaram a vida da classe trabalhadora, concederam a Vargas o apelido de “pai dos pobres”