• Matéria: Geografia
  • Autor: adriellecampos3494
  • Perguntado 3 anos atrás

O desenvolvimento econômico é algo almejado por diversas nações visto trazer diversas melhorias na qualidade de vida da população. Para Freitas, Bacha e Fossatti (2007), o desenvolvimento econômico é acompanhado de um crescimento da população e da renda per capita e que para atender esta condição, se faz necessário uma ascensão da produção e da produtividade da agricultura, para suprir as necessidades por alimentos, assim como de outras commodities de origem agrícola. Por outro lado, dada a capacidade limitada da agricultura em absorver a mão de obra, uma expansão dos setores não-agrícolas é necessária para assegurar o emprego excedente do campo, transferindo portanto, o centro produtivo da zona rural (fazendas) para as cidades (fábricas) (MELLOR, 1966). Furtado (1972) expõe que o processo de desenvolvimento é acompanhado de dois movimentos correlatos, sendo estes: i. As transformações das técnicas produtivas e ii. Modificações dos padrões de consumo da sociedade. O primeiro se dá pela modernização dos meios de produção e diversificação dos bens e serviços finais, decorrentes ambos do processo de inovação tecnológica, e o segundo é consequência natural também da diversificação dos bens, e do aumento da renda resultante do crescimento da produtividade. A condição de subdesenvolvimento se dá quando apenas há mudanças nos padrões de consumo da sociedade, sem que haja alterações nas técnicas de produção


quellisou: Oiê, cadê o resto da questão?

Respostas

respondido por: lucasnmattos
0

As nações ditas desenvolvidas contam com indústrias de alta tecnologia, maiores índices de empregabilidade, renda per capita e infraestruturas, interferindo na qualidade de vida da população. Já os países ditos em desenvolvimento são aqueles que apresentam base econômica agrária ou industrialização tardia, além de baixos índices econômicos e sociais.

Discutindo o (sub)desenvolvimento

Os termos "desenvolvidos" e "subdesenvolvidos", quando aplicados aos países, demonstram uma hierarquização do mundo entre pobres e ricos, melhores e piores, que nasceu a partir da Segunda Guerra Mundial.

A denominação "em desenvolvimento" se apresenta como uma forma de ressaltar que também há crescimento econômico e social em países que não estão entre as grandes potências. Por isso, ainda que não devamos ignorar as fortes desigualdades entre países, ambos os termos devem ser utilizados com cuidado, evitando conclusões baseadas em opiniões xenofóbicas.

A continuação da questão é a seguinte:

"Existe uma clara diferença entre as nações consideradas desenvolvidas e as nações consideradas subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Dessa forma, explique detalhadamente as principais diferenças existentes entre as nações desenvolvidas e em desenvolvimento."

Para saber mais sobre subdesenvolvimento, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/10294097

#SPJ4

Perguntas similares