A partir do vídeo exibido pelo professor acerca dos diferentes sotaques existem no Brasil Desenvolva a seguinte atividade em grupos conforme orientações do professor realize uma pesquisa sobre as influências históricas sociais e culturais sofridas pelo ambiente das diferentes regiões do Brasil de modo a justificar as variedades no modo de falar dos brasileiros de acordo com o lugar em que vive utilize o quadro a seguir para para registrar as informações coletadas
Respostas
Existe um fenômeno denominado variação linguística geográfica. É nesse fenômeno que se enquadram os sotaques. Em cada região do país, é possível encontrar variações na língua e dentro dessas regiões, é possível identificar ainda mais variações no modo de falar dos brasileiros.
Influências históricas e a variação linguística no Brasil
A variação linguística geográfica também é chamada de diatópica. Essa variação pode ocorrer dentro do país, ou fora do país quando nações falam o mesmo idioma.
No Brasil, a proximidade linguística com Portugal, acontece por conta da colonização, momento em que foi imposto aos nativos brasileiros, um novo idioma - o português. Os nativos indígenas já tinham seu idioma e dialetos mas, além disso, o Brasil também teve influencia linguística dos povos estrangeiros, como os africanos, holandeses e franceses por exemplo.
Com isso, o idioma principal do Brasil é o português, mas ele é diferente do falado em Portugal e, por conta das influências estrangeiras em cada região do país, existem as variações regionais.
Exemplos de variação linguística no Brasil
As variações podem ocorrer das seguintes maneiras:
- Um objeto ter vários nomes (variação lexical);
- Pronúncia diferente com relação aos sons (variação fonética);
- Significados diferentes para uma palavra (variação semântica);
- Construção da frase diferente (variação sintática)
A variação lexical acontece por exemplo com a mandioca, que pode se chamar aipim e macaxeira, ou a tangerina que também pode se chamar mexerica ou bergamota.
A variação fonética tem muito a ver com o sotaque. É a forma como as pessoas pronunciam os sons das palavras.
A variação semântica ocorre quando uma palavra tem significados e sentidos diferentes, como "rebolar". Para a maioria das regiões do país, significa dançar com os quadris. Mas no Ceará, existe uma expressão que é "rebolar no lixo", que significa jogar no lixo.
Por fim, a variação sintática é a diferença da construção frasal, como por exemplo a palavra "daí". Na região sudeste por exemplo, é usada para iniciar uma frase, como "Daí a gente gritou muito para o rapaz nos atender". No sul, essa palavra é utilizada no final da frase: "A gente passa lá e compra, daí."
Quer aprender mais sobre variação linguística? Veja aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9982222
#SPJ4