Rotineiramente, você se depara no supermercado com inúmeras variedades de alimentos, como carne seca, bacalhau, carne fresca, frutas secas e in natura, geleias, leite em pó, leite fresco, entre outros. Você já parou para se perguntar por que estes produtos apresentam datas de validades diferentes? Vamos parar e pensar um pouco? Percebe-se que a grande diferença está na quantidade de água presente no alimento. Você como profissional vai descobrir quais processos tecnológicos estão envolvidos na produção destes alimentos. Vamos explorar seus conhecimentos e responder as questões abaixo: 1 - Descreva sobre o método de secagem natural empregado para desidratação e diminuição da atividade de água nos alimentos. 2 - Explique sobre os conceitos de água livre, água ligada e atividade de água nos alimentos. 3 - Discuta sobre o mecanismo de ação da adição do sal e do açúcar na diminuição da atividade de água nos alimentos
Respostas
1) O método de secagem natural de alimentos ajuda a reduzir as perdas devido à deterioração natural que ocorre na carne, além dos vegetais.
Método de secagem natural
É um método econômico, pois não requer equipamentos especiais para desidratação.
As áreas de secagem natural devem ter as seguintes características:
- Temperatura entre 30º e 40ºC.
- Alta insolação.
- Baixa umidade.
- Baixa poluição.
Com base nos métodos naturais de desidratação dos alimentos, podemos destacar que são baratos porque ocorrem com a atividade da luz solar, levando em consideração a redução da proporção de água.
As preparações de secagem ao ar são preparadas idealmente por imersão, na qual o alimento é exposto a uma solução de sal ou glicose.
Leia mais sobre secagem natural em: https://brainly.com.br/tarefa/54090865
2) A água pode estar presente nos alimentos de duas formas: água livre e água ligada.
- Água livre: pode ser utilizada para crescimento microbiano e para reações físicas e enzimáticas que afetam diretamente a qualidade dos alimentos.
- Água ligada: tem mobilidade limitada devido ao contato com solutos e outros componentes não aquosos do produto.
Água presente nos alimentos
Existe água livre entre os espaços de alimentação, como orifícios e poros. Mantém as propriedades químicas e físicas normais da água.
A água combinada é a água absorvida por outras substâncias de tecidos vegetais ou animais e água específica do tecido que não é liberada por processos simples de desidratação.
Além dessas ideias sobre a forma da água nos alimentos, também nos deparamos com a relação entre a atividade da água, ou seja, o valor da pressão parcial de vapor (durante a secagem) e a pressão de vapor saturado.
Leia mais sobre água nos alimentos em: https://brainly.com.br/tarefa/18277161
3) A secura dos alimentos também pode ocorrer, pois a exposição ao sal e ao açúcar desencadeia uma reação osmótica.
Desidratação dos alimentos
O alimento é imerso em uma solução contendo um dos compostos, eventualmente tornando-se um meio hipotônico e perdendo água para o exterior.
Geralmente leva várias horas e deve ser realizado em um recipiente com temperatura controlada.
A liofilização é um processo amplamente utilizado em diversas indústrias, mas é usado principalmente na indústria alimentícia. Seu principal objetivo é preservar o produto por um longo tempo.
A desidratação é uma das mais antigas técnicas de preservação humana. O processo é simples e consiste na remoção da água do produto por evaporação via transferência de calor e massa.
Uma das maiores vantagens é que não requer refrigeração durante o armazenamento e transporte.
Leia mais sobre desidratação de alimentos em: brainly.com.br/tarefa/9537223
#SPJ4