O comércio eletrônico tem crescido cada vez mais. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. O resultado é recorde para o comércio online. Os dados são da Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro. A comodidade, os melhores preços, a maior variedade de produtos ou até mesmo pelo aumento da confiança neste tipo de transação, fato é que é as vendas on-line vêm batendo recordes. Atualmente, moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas são as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março deste ano, sendo alimentos e bebidas o setor que mais cresceu no 1º trimestre, em 73,4%. Saúde também avança no e-commerce, com aumento de 38,1% nas compras online
Respostas
Tendo em vista os dados constantes no enunciado da questão e considerando os conceitos sobre comércio eletrônico, podemos concluir que é recomendável a João adotar a segunda medida, ou seja, possibilitar ao cliente a personalização do produto, desde estampas e cores, permitindo até mesmo o envio, por meio digital, de um desenho exclusivo para ser usado.
Do comércio eletrônico
O e-commerce, ou comércio eletrônico, consiste na compra e venda de produtos ou serviços pela internet e a adoção desse modelo vem aumentando de maneira cada vez mais veloz.
No que tange à questão em análise, João deverá levar em conta que os consumidores, atualmente, buscam exclusividade nos produtos e, uma das formas de conseguir isso é com a utilização da personalização destes, seja com estampas únicas e/ou customizadas, com cores e até mesmo com o registro de seu próprio nome no corpo do produto.
Além disso, confirmando o posicionamento acerca do conselho dado a João, há o fato de o comércio eletrônico não necessitar de grandes estoques. Isso, claramente, reduz os custos, pois a loja virtual não precisa gerenciar o almoxarifado e nem embalar e enviar os produtos para o endereço dos consumidores, o que geralmente, é feito pelo fornecedor, acionado com a concretização da venda.
Por fim, segue o provável complemento do enunciado:
"Um dos segmentos que mais chama a atenção neste sentido é a moda. Mas mesmo sendo um tipo de produto em que as pessoas gostam de ter a experiência física com a sua marca de sua preferência é percebido que a compra digital não tem sido um problema. Conhecendo estes dados pense e desenvolva. João decidiu abrir uma loja de gravatas on-line. Só que ele nunca teve uma loja física e nem tem experiência com comércio eletrônico. João tem bons contatos junto aos fabricantes de sabe indicar as melhores marcas e mais apropriadas a cada estilo é ocasião pois ele trabalhou muitos anos no setor. Mas ciente das limitações como empreendedor neste segmento João decide pesquisar sobre e despojos de estudar um pouco surge um impasse: onde investir os recursos necessários para iniciar q operação da loja virtual?
Dois de seus amigos lhe deram conselhos sobre sua loja virtual, mas cada u m com uma opinião diferente. Observe as opções apresentadas por eles:
Amigo A:
João, meu amigo, você deve investir em uma plataforma de e-commerce robusta mesmo que isso consuma quase todo seu dinheiro disponível para o investimento. Você ainda, deve comprar um grande estoque de produtos para atender rapidamente os seus novos clientes, pois lembre-se que o cliente online busca, principalmente, agilidade e comodidade.
Amigo B:
João, meu a migo, eu lhe aconselho a desenvolver um site onde o cliente poderá personalizar seu produto escolhendo diversas estampas e cores predefinidas ou até mesmo, um ambiente onde ele pode estar enviado digitalmente um desenho exclusivo. Mas, lembre-se que esse modelo demandaria um grande investimento no desenvolvimento do site consumindo todo recuso disponível.
Diante dessas duas alternativas, qual VOCÊ indicaria que João tivesse maio r a tenção? Analise as duas possibilidades e justifique sua escolha"
Saiba mais sobre comércio eletrônico em: brainly.com.br/tarefa/53116545
#SPJ4