"Se a violência, mesmo não política, infra ou metapolítica, remete ao ponto central onde se situa a política, isso significa que ela surge e se desenvolve através das carências e dos limites do jogo político, e que ela pode também, se as condições políticas estiverem reunidas, regredir ou desaparecer em função de um tratamento institucional das demandas que ela vem traduzir". WIEVIORKA, M. O novo paradigma da violência. Tempo Social, São Paulo, 9(1): 5-41, maio. , p. 38. Considerando a relação existente entre violência e política, analise o texto acima e assinale o que for correto:
Respostas
Sobre política e violência no texto anterior, está correta a alternativa: 3: A política é, no geral, a própria causa da violência, e ao mesmo tempo, pode ser um fator atenuante para a mesma.
Política e violência: proximidades e afastamentos
É bastante complicado definir o que é política, pois quase tudo que fazemos em nossa vida privada ou social é determinado ou tem contornos de política. Porém, considerando a política como uma relação de poder, muitas vezes o conceito se confunde ou se entrelaça com o uso da violência para chegar a determinados fins.
Por isso, é interessante perceber como a política pode ser tanto a causa (através de seus limites) quanto a resolução (através de suas potencialidades) de conflitos violentos.
Acreditamos que as alternativas sejam:
Alternativa 1: A violência tem na política, a sua única causa.
Alternativa 2: As relações políticas, devido a sua natureza, não podem resultar na promoção da violência.
Alternativa 3: A política é, no geral, a própria causa da violência, e ao mesmo tempo, pode ser um fator atenuante para a mesma.
Alternativa 4: As relações políticas apesar de serem parte da causa da violência, são incapazes de participarem de sua resolução.
Alternativa 5: A resposta para a violência não pode estar ligada aos tratamentos institucionais, sendo portanto, uma demanda da iniciativa privada.
Para saber mais sobre violência e política, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49995876
#SPJ4