Respostas
A maior incidência dos casos de gastrite em usuários de AINEs se dá pelo fato de que a ação de tais medicamentos impede a formação das prostaglandinas.
Mecanismo de ação dos AINEs
O mecanismo de ação da classe dos ‘antiinflamatórios não esteroidais ‘ é baseado na inibição das enzimas ciclooxigenases (COXs). Estas enzimas são responsáveis pela formação de substâncias chamadas prostaglandinas que atuam como mediadores pró-inflamatórios.
Ocorrência da gastrite
As prostaglandinas gastrointestinais, além de seus efeitos pró-inflamatórios, também atuam como agentes citoprotetores da mucosa gástrica. Ao ser detectada uma acidez muito alta no estômago, essas sustâncias agem inibindo a secreção ácida e promovem a secreção de muco citoprotetor.
Portanto, através da inibição das COXs (especialmente a COX-1), os AINEs impedem a síntese dessas prostaglandinas gástricas, acarretando ao estômago uma maior vulnerabilidade a lesões.
Assim, sendo a gastrite uma inflamação (aguda ou crônica) da mucosa gástrica, o uso prologando e indiscriminado de AINEs pode ser associado a sua ocorrência.
Aprenda mais sobre a relação dos AINEs com a gastrite em https://brainly.com.br/tarefa/20881073
88**9**93**76**82**55**.,,,..,..,.,.