QUESTÃO 03 - Três lâmpadas aparecem associadas conforme a figura a seguir. As lâmpadas possuem o mesmo valor de resistência (R₁= R2= R3= 100) e são alimentadas por uma bateria de 12V. Com base nessas informações, responda: a) O tipo de associação de resistores b) O valor da corrente elétrica que passa em cada lâmpada c) O valor da tensão em cada lâmpada d) O valor da resistência equivalente nessa associação
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Considerando o enunciado e os conhecimentos referentes a circuitos elétricos, é possível afirmar que:
Pergunta (a): Os resistores estão em série.
Pergunta (b): A corrente elétrica que passa em todas as lâmpadas é igual e vale 0,04A.
Pergunta (c): A tensão em cada lâmpada será igual e vale 4V.
Pergunta (d):A resistência equivalente é de 300.
Sobre circuitos elétricos:
- Pergunta (a): Segundo a figura as três lâmpadas estão ligadas diretamente entre elas até fechar o circuito com a fonte de tensão. Chamamos esse tipo de assiciação de associação em série.
- Pergunta (b): Para calcular a corrente que passa em cada lâmpada precisamos calcular a corrente que passa pelo circuito, isso porque elas estão ligadas em série e assim a corrente será a mesma em todo o circuito.
Assim, usaremos a seguinte relação:
Onde U é a tensão, R é a resistência e I é a corrente. Como as lâmpadas estão em série, podemos utilizar a soma das suas resistências para aplicar na fórmula, logo:
- Pergunta (c): Para responder a essa pergunta, utilizaremos o resultado encontrado anteriormente e a mesma fórmula, no entanto, utilizando o valor individual da resistência de cada lâmpada. Veja:
- Pergunta (d): A resistência equivalente é a que usamos para responder a pergunta (b). Para o caso de resistências em série, a resistência equivalente será dada pela soma entre elas. Portanto, temos 3 lâmpadas com R = 100, de forma que a soma será .
Saiba mais sobre circuitos elétricos em https://brainly.com.br/tarefa/46960871
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás