Texto
A palavra eugenia (do grego eu-, 'bem', 'bom', e -genéia, 'evolução', 'origem', 'raça') significa boa linhagem". A ciência da eugenia, conhecida como "ciência da boa geração", foi desenvolvida por Francis Galton (1822-1911), na Inglaterra, sob influência da leitura do livro "A origem das espécies" (1859) de autoria de seu primo, Charles Darwin. Acreditando serem as capacidades humanas resultantes muito mais da hereditariedade do que da educação, Galton propós a procriação consciente através da união entre indivíduos "bern-dotados biologicamente como forma de aperfeiçoamento social. A ideia de que a família e a sociedade podiam ser cultivadas como um jardim, do qual "ervas daninhas deviam ser eliminadas em beneficio de "plantas úteis", era uma metáfora de suas proposições. A eugenia pretendia oferecer uma seleção eficiente e rápida: o que a natureza levava gerações para realizar, a ciência poderia obter criteriosamente através do planejamento.
a) Após a leitura do texto, pesquise sobre a Eugenia e o Darwinismo Social. Com os resultados da pesquisa, elabore um texto destacando as problemáticas dessas teorias, e os impactos sociais da discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos.
b) A partir da pesquisa e elaboração que você realizou, há situações em que a compreensão errônea dos genes foi usada para situações discriminatórias? Comente.
c) É comum observarmos uma imagem da evolução como determinista linear, como a imagem a seguir.
Respostas
a) Eugenia é um termo francês surgido em 1883, e significa que é a hereditariedade que define as características humanas, havendo, portanto, uma seleção natural a partir desses elementos.
O Darwinismo social foi um estudo desenvolvido por Herbert Spencer, no qual ele aplicou a teoria da evolução de Charles Darwin para o contexto social. Defendia, assim, a existência de raças superiores a outras.
b) A eugenia foi amplamente utilizada como princípio político nos regimes de extrema-direita, como na Itália fascista, na Alemanha nazista e na Espanha franquista.
Defendiam a existência de uma raça superior que deveria exterminar aqueles que se apresentavam como obstáculo para a sua dominação.
c) A imagem da evolução foi utilizada como parte de um discurso determinista voltado para o "progresso civilizatório".
Ela embasou teorias racistas ao associar o ser humano representado na imagem como o europeu, enquanto as outras sociedades ainda não tinham alcançado o mesmo nível de civilidade.
Eugenia nazista
A base do regime nazista, desde a sua formação ideológica, residia na supremacia da raça ariana. Foi criada uma política social racista com a função de segregar aqueles que não estavam dentro dos parâmetros arianos.
Os teóricos nazistas, sobretudo Hitler, acreditavam que o país estava em crise devido a vários problemas, entre eles a degeneração genética causada pela miscigenação.
Além da propaganda de ódio, também criaram centros de extermínio para judeus, negros, homossexuais, pessoas com deficiência, ciganos, eslavos, entre outros. O Holocausto desencadeou uma discussão sobre o racismo e a eugenia no século XX.
Sobre o Holocausto, confira: https://brainly.com.br/tarefa/30300264
#SPJ1