b) Havia vários povos que eram chamados de bárbaros. Cite os 3 grupos nos quais se dividiam os povos bárbaros e aponte algumas de suas características.
Respostas
Resposta:
Gregos e romanos
designavam como bárbaros todos os povos estrangeiros com um modo de vida, uma organização social e econômica que não os deles e línguas diferentes do latim e grego.
Estes povos de diversas origens que, viviam ao norte e leste da Europa e da Ásia não faziam parte do Império.
OS GERMÂNICOS
Antes dos contatos com os romanos, prevalecia entre os bárbaros germânicos um sistema comunitário primitivo, ou seja, não havia a propriedade particular da terra e dos instrumentos de produção. Bosques, matas e rios pertenciam a todos, e as terras para cultivo eram distribuídas entre os clãs. A economia dos bárbaros ainda era bastante rudimentar, baseada na agricultura e no pastoreio; geralmente os rebanhos eram propriedade das famílias e constituíam sua riqueza.
IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Entre os principais reinos surgidos nos domínios romanos, o mais importante para a formação e consolidação do feudalismo foi o franco. Até o século V, o povo franco (de origem germânica ocidental) estava dividido em tribos, unificadas por Clóvis (480-511). Ele as organizou internamente e delimitou as fronteiras do Reino, sendo reconhecido, por isso, como o primeiro rei dos francos, dando início à dinastia merovíngia (de Meroveu, chefe franco que reinou de 448 a 457).