O sulfeto de cálcio, utilizado na produção de fertilizantes agrícolas, é formado a partir da interação entre os átomos de cálcio e de enxofre. Na formação desse composto, o átomo de cálcio, por apresentar baixa eletronegatividade em relação ao átomo de enxofre, doa seus elétrons de valência para que ambos alcancem a estabilidade energética prevista pela regra do octeto. A interação entre os átomos na formação desse composto é do tipo ligação metálica. Oligação iônica. Oligação covalente. força dipolo-induzido. força dipolo-dipolo.
Respostas
Os átomos de cálcio e enxofre se ligam através da ligação iônica.
Ligação Iônica
A ligação iônica ocorre entre átomos de não metais com átomos metálicos. Sua principal característica é a formação de cargas. Isso se deve, pois o átomo metálico necessita perder elétrons para atingir a estabilidade prevista pela regra do octeto, enquanto o átomo não metálico necessita ganhar elétrons para atingir essa estabilidade.
Ao ganhar elétrons, o átomo não metálico fica com mais cargas negativas; por isso, adquire carga negativa. O átomo metálico fica com carga positiva, pois perde cargas negativas. Assim como dito pela física, cargas opostas se atraem e esse é o princípio da ligação iônica.
Dessa forma, se o enxofre ganha elétrons, ele tem carga negativa. Já o cálcio ao perder elétrons tem carga positiva. Portanto, se atraem devido aos íons formados.
Veja mais sobre Ligação Iônica em: https://brainly.com.br/tarefa/33845971