Respostas
Diagnóstica, formativa e somativa.
Diagnóstica: permite a captação de progressos e dificuldades do aluno, visando através dos mesmos, uma modificação no processo de ensino que possibilite concretizar seus objetivos.
Deve ser realizada sempre no início de um processo para obter os dados e informações necessários na construção do planejamento de ensino. Já sua aplicação ao longo do ano tem como principal objetivo ser uma forma de monitoramento de aprendizagem.
Formativa: busca identificar as principais insuficiências de aprendizagens iniciais necessárias à realização de outras aprendizagens. Pode ser feito de maneira informal, durante as aulas, por meio de debates e questionamentos aos alunos durante as explicações, a fim de entender se a forma que o conteúdo está sendo aplicado está sendo absorvido pelos alunos.
Somativa: faz parte da realidade de grande parte das escolas brasileiras e corresponde às provas bimestrais, semestrais ou anuais. O objetivo dessa avaliação é informar e verificar o aprendizado dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. Ela visa oferecer um parecer sobre as habilidades e aprendizados desenvolvidos.