Ao iniciarmos um exercício físico a partir do repouso, o nosso corpo inicia uma série de adaptações na tentativa de manter tudo funcionando bem para o fornecimento ideal de energia para a nova demanda. Dentre os diferentes sistemas que apresentam uma adaptação rápida, podemos destacar o sistema cardiovascular, que consiste em um sistema fechado por meio do qual o sangue circula por todos os tecidos corporais proporcionado pelo coração. ALMEIDA, F. N. Fisiologia geral e do movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo: I. Força de contração do coração. II. Enchimento das câmaras ventriculares. III. Resistência à saída do sangue do coração. Sobre os fatores que estão associados ao volume sistólico, é correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I, II e III
Respostas
respondido por:
0
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de débito cardíaco, podemos afirmar que a resposta correta está na alternativa 5, ou seja, todas as assertivas são verdadeiras.
Sobre o débito cardíaco
Durante o exercício físico, duas causas geram o aumento do débito cardíaco (DC):
- Maior volume sistólico;
- Maior frequência cardíaca, já que há o aumento da demanda de fluxo sanguíneo e oxigênio dos músculos em atividade.
Assim, do repouso para o exercício, o débito cardíaco aumenta por conta do aumento da força de contração do coração, bem como por conta da velocidade de enchimento e esvaziamento das câmaras ventriculares e ainda pela diminuição da resistência à saída do sangue do coração, aumentando a velocidade de circulação do sangue.
Saiba mais sobre débito cardíaco em: brainly.com.br/tarefa/18041100
#SPJ4
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás