As células musculares armazenam quantidades limitadas de adenosina trifosfato (ATP) e como o exercício físico requer um suprimento constante de ATP para fornecimento de energia necessária para o músculo esquelético realizar à contração, a célula deve ter sistemas capazes de produzir essa energia. Assim, existem três sistemas distintos pelo qual podemos providenciar a energia que o músculo necessita para a realização do movimento. POWERS, S. K. ; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. New York, 8. Ed. , 2014. Dentre as formas de se obter energia, o que se refere à combustão parcial da glicose ou glicogênio pela glicólise sendo convertido até piruvato gerando, assim, lactato para produzir energia para o músculo esquelético, é denominado de: Alternativas Alternativa 1: Sistema ATP-CP. Alternativa 2: Sistema oxidativo. Alternativa 3: Sistema lipolítico. Alternativa 4: Sistema gliconeogênese. Alternativa 5: Sistema glicolítico/glicólise anaeróbia
Respostas
O processo de obtenção de energia descrito no texto é o que acontece através do sistema glicolítico via glicólise anaeróbica.
- Alternativa: Numero 5
Glicólise Anaeróbica
Como o próprio nome sugere, a glicólise anaeróbica acontece na ausência de oxigênio. Sendo responsável por produzir ácido pirúvico e ATP, esse tipo de glicólise acontece no citoplasma de todos os seres vivos.
A glicose é uma molécula energética que pode ser adquirida por duas vias, alimentação ou através da degradação do glicogênio armazenado no corpo humano. Para a glicose ser quebrada na glicólise anaeróbica, é necessário que seja adicionado dois grupamentos fosfato na glicose, deixando-a instável e facilmente quebrável.
Para aprender mais sobre a glicólise, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/7576878
#SPJ4