Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, explique, detalhadamente com suas palavras, a diferença da parede celular de bactérias gram-negativas e de bactérias gram-positivas e correlacionando se estas diferenças interferem diretamente na coloração que estas bactérias apresentarão na microscopia após a coloração pelo método de gram
Respostas
As bactérias gram-positivas possuem, em sua estrutura celular, uma espessa camada externa, parede celular, de peptídeoglicano permitindo a maior facilidade de fixação do corante, enquanto que as bactérias gram-negativas possuem uma quantidade menor de peptídeoglicano e tem uma membrana celular externa composta de lipopolissacarídeos e proteínas que dificulta a fixação do corante.
Coloração de Gram
A técnica de coloração de Gram foi criada em 1884 pelo dinamarquês Hans Cristian Gram. Esse método é um dos procedimentos de coloração mais úteis, pois classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas, de acordo com suas diferenças na estrutura da parede celular.
O método baseia-se em aplicar sucessivamente em um esfregaço bacteriano reagentes como cristal violeta, lugol, álcool e um contra-corante (fucsina básica ou safranina). As bactérias que obtém coloração azul violeta são denominadas de gram-positivas e as que obtêm coloração vermelho são chamadas de gram-negativas.
A técnica da coloração de Gram consiste na habilidade das paredes celulares de bactérias gram-positivas de armazenar o corante cristal violeta no citosol da célula durante a aplicação do etanol enquanto que as paredes celulares de bactérias gram-negativas não são capazes de reterem o corante.
Para mais conteúdo sobre Coloração de Gram acesse: https://brainly.com.br/tarefa/54004281
#SPJ4