• Matéria: Geografia
  • Autor: joabeoliveira624
  • Perguntado 3 anos atrás

milton santos , em uma de suas obras. A metamorfose do espaço habilitado distacou que hoje o homem não comanda as intemperos , nos tem conhecimento previo de sua eclosão tem condiçães de prever os terremotos, as enchentes etc, e isso pode muda as suas consequências??​

Respostas

respondido por: marcosvinicioscosmo1
0

Resposta:

Última chance!

Somente essa semana apostilas Infoenem

ADQUIRA

Toggle navigation

Infoenem

Milton Santos no Enem

InfoEnem InfoEnem

12/06/2021

Leitura: 5 min

Início

Artigos

Milton Santos no Enem

Milton Santos no Enem

Milton Santos (1926-2001), o renomado geógrafo brasileiro, é reconhecido mundialmente por suas contribuições à geografia e aos estudos históricos, sociais e humanos como um todo. O professor, de origem baiana, foi um grande crítico da concepção da geografia como uma mera ciência do espaço geográfico, isolada das outras ciências humanas, assim, a propôs como um elemento fundamental para entender a economia, a política e a sociedade como um todo, uma vez que todas as atividades e experiências da vida humana acontecem em um local e, portanto, são influenciadas e, no limite, até condicionadas por ele.

Como é possível notar em sua definição de espaço geográfico, compreendido por ele como:

“[…] o resultado de uma interação permanente entre, de um lado, o trabalho acumulado, na forma de infraestruturas e máquinas que se superpõem à natureza e, de outro, o trabalho presente, distribuído sobre essas formas provenientes do passado.”

Ou seja, é sobre ele, suas heranças históricas, sociais e materiais; e sobre atividades presentes que o transformam cotidianamente que se dará toda atividade humana. Logo, o espaço geográfico e as atividades humanas só podem ser entendidos considerando um ao outro.

Desta forma, o geógrafo explicita uma de suas principais teses: para entender a totalidade do sistema capitalista é necessário não analisar os fatos com base nos próprios fatos, as formas como fins em si mesmas ou as atividades sociais desarticuladas do espaço geográfico e do tempo, mas sim compreender todos esses elementos inseridos dentro de um complexo sistema de mútuas determinações e inter-relações que compõem a realidade.

Perguntas similares