A maioria das doenças hereditárias são causadas principalmente por variações genéticas que são passadas de um ou de ambos os pais, através de um dos três padrões de herança: autossômico recessivo, autossômico dominante e ligada ao cromossomo X. Analise o heredograma a seguir: 1 Fonte: SANTOS, 2021. Com base na análise do heredograma e em relação às heranças monogênicas, analise as afirmativas a seguir: I. Os genitores com fenótipos normais não transmitem para os seus descendentes o fenótipo da doença. II. O heredograma corresponde a uma herança autossômica dominante. III. A prole pode ser afetada mesmo que os pais não sejam afetados. IV. O filho de um genitor afetado tem 25% de chance de não receber o gene mutado. Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: Escolha uma:
Respostas
Sobre a maioria das doenças hereditárias é causada principalmente por variantes genéticas transmitidas por um ou ambos os pais. Desta forma, podemos afirmar após observar o heredograma que são corretas apenas: I e II, apenas.
Doença genética
Uma doença hereditária é uma doença causada por alterações em nosso DNA. Essa variação pode ser devido a uma única mudança de base entre as 3 bilhões de bases do genoma ou mesmo a presença de um cromossomo extra. Algumas dessas doenças são hereditárias e podem ser transmitidas de geração em geração, e outras podem ser não hereditárias e ocorrer com pouca frequência.
Doenças hereditárias são doenças herdadas de acordo com o padrão mendeliano de transmissão. Eles podem ser divididos em herança autossômica recessiva e dominante ou ligada ao X. Cada um desses grupos carrega um risco diferente de recorrência.
Saiba mais sobre Doença autossômica em: https://brainly.com.br/tarefa/4774990
#SPJ4