A organização dos governos pode assumir diferentes arranjos, a depender da concentração ou dispersão do poder, da maneira como a chefia de Estado e de governo se articulam ou distinguem, e das possibilidades de participação da população nos processos políticos, por exemplo. Nesse sentido, Lopes e Rodrigues (2018) trataram de formas de governo e dos regimes políticos no mundo contemporâneo. Dentre as definições apresentadas pelas autoras, destacam-se as autocracias, as ditaduras e as democracias. LOPES, Mariane Helena; RODRIGUES, Ana Caroline. Ciências políticas. Maringá: UniCesumar, 2018. Em se tratando desse contexto e sobre as características da democracia, analise as afirmativas a seguir. I. São governos com poder ilimitado e independentes. II. Os governados podem escolher seus representantes. III. Há possibilidade de ampla participação popular na política. IV. Têm regras precárias para sucessão de líderes. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
II e III
Explicação:
II. Os governados podem escolher seus representantes.
III. Há possibilidade de ampla participação popular na política.
Dentre as características de democracia, as alternativas II e III são corretas. Uma pessoa governada pode eleger um representante. Há potencial para uma participação mais ampla do público na política.
Conceito de democracia
O termo democracia originou-se em Atenas, na Grécia antiga, para denotar uma forma de governo que caracteriza a gestão política dos interesses coletivos dos habitantes de uma cidade-estado.
A meio caminho entre a democracia direta e indireta (representativa), a democracia semidireta envolve a eleição de representantes nos poderes legislativo e executivo e a participação direta dos cidadãos na tomada de decisões.
Além disso, todos os cidadãos titulares, diretamente ou por meio de representantes eleitos, têm o direito de propor, desenvolver e fazer leis.
Leia mais sobre democracia em: https://brainly.com.br/tarefa/7283164
#SPJ4