Respostas
Resposta:
O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pela emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.
Resposta:
O aquecimento global
é um fenômeno de longo prazo causado pela emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.De acordo com a NASA, a agência espacial norte-americana, o ano de 2020 empatou com 2016 como o mais quente na história. Segundo cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA (GISS, em inglês), a temperatura média global em 2020 foi 1,02ºC maior em comparação com o período entre 1951 e 1980. Por outro lado, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, cravou que 2020 foi o segundo ano mais quente da história. As instituições têm métodos diferentes para a análise dos dados brutos sobre temperatura, o que causa a diferença nos resultados.
Os dados referentes a 2020 reforçam a tendência de aquecimento dos últimos 15 anos. Ao longo desse período, foram registrados os dez anos mais quentes da história. Ainda, os últimos sete anos consecutivos (2014-2020) foram os mais quentes desde que se começou a medição da temperatura média global. A tendência de aumento de temperatura média do planeta no longo prazo é o que configura o aquecimento global.
Para chegar à conclusão de que há variação na temperatura, positiva ou negativa, cientistas consideram a comparação com o período pré-industrial, fase que antecedeu a utilização de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, para a geração de energia desenvolvimento de maquinários. Desde meados do século 20, os cientistas coletam dos sobre fenômenos do tempo, como temperatura, precipitação e tempestades, e mudanças nas correntes oceânicas e na composição química da atmosfera.