• Matéria: Artes
  • Autor: e4557672
  • Perguntado 3 anos atrás

1 ) Leia o texto , depois crie 10 perguntas e depois responda.

Arte e História

Ao olhar para a história da arte brasileira, podemos constatar a mistura de tradições e costumes de vários povos que vieram ou foram trazidos para cá no decorrer do tempo. Grande parte desse repertório cultural, como temos visto, tem origem africana e se manifesta, por exemplo, nos ritmos, nas danças, nos costumes e na culinária.

Um dos povos africanos mais importantes para nossa formação cul tural é o banto, grupo etnolinguistico que habita principalmente áreas que corresponder aos atuais territórios de Angola, Zaire e Moçambique. Um exemplo de sua influência e da mistura de culturas típica do Brasi é o lun du, ou lundum, uma dança executada ao som do batuque, mas mesclada com ritmos portugueses, como a fado.

Originalmente, o lundu era tocado com tambores e atabaques. Entre tanto, ao entrarem em contato com os colonizadores que aqui viviam, os negros passaram a inserir outros instrumentos musicais, como o bandolim.

No final do século XVIII, o lundu passou a ter versos cantados e a ser executado também nas cidades, tornando-se uma dança de salão apreciada por todas as camadas sociais e executada tanto em rodas populares como nos salões do Imperio. Foi assim que, com suas letras humorísticas e de duplo sentido, o lundu foi o primeiro gênero musical a ser gravado no Bra sil, em 1902, com a canção "Isto é bom", composta por Xisto Bahia (1841-1894).

Mas a influência do povo banto foi além do lundu. A capoeira, a congada, as danças e cerimônias do catereté, o caxambu, o batuque, o samba, o jongo e o maracatu, por exemplo, são manifestações cujas origens estão direta mente ligadas a esse povo. Vamos conhecer algumas delas?

A capoeira é uma manifestação que envolve música, coreografia e movimentos de luta, simbolizando a resistência negra contra a dominação. Na ausência de armas, os negros es cravizados buscaram nas danças guerreiras sua forma de defesa. Os jogos são acompanhados pelo som de instrumentos como berimbaus, atabaques e agogos, que servem para marcar o ritmo e a velocidade da luta.

Já o maracatu é um cortejo que acontece geralmen te no período do Carnaval. Existem dois tipos de mara catus: o do baque virado e o do baque solto. O primeiro é um cortejo que homenageia os reis do Congo, fazendo parte da congada, e o segundo é uma manifestação que une a cultura africana e a indígena e pode ocorrer em diversos festejos ao longo do ano. Trata-se de uma ma nifestação do sobrenatural, em que entidades proteto ras são invocadas em rituais de umbanda para que pro piciem aos brincantes do maracatu sucesso nas suas andanças. Portanto, é um tipo de manifestação de ca ráter religioso.

A congada é um cortejo em que os participantes, cantando e dançando, homenageiam os reis do Congo. Os temas teatrais do festejo são a coroação dos reis, os préstitos realizados nessa cerimônia e as embaixadas, parte importan te desses cortejos que trata das danças guerreiras, entre cantos e falas que transmitem as mensagens aos brincantes.​

Respostas

respondido por: geovannamayra28
1

Explicação:

1)Ao olhar para a história de artes brasileira, podemos constatar a mistura de tradições e costumes de vários povos que vieram ou forma trazidos para cá. Cite algumas delas.

2)Em qual século o lundo passou a ter versos cantado e executado também nas cidades?

3)Qual foi o primeiro género musical a ser gravado no Brasil?

4)qual foi a canção composta por xisto Bahia?

5)que ano xisto Bahia nasceu?

6)que anos xisto bahia morreu?

7)O que envolve tanto a capoeira?

8)sobre o que fala o texto?

9)um dos povos africanos mais importantes para a nossa formação cultural é o ?

10)o maracatu é um cortejo que acontece em que festividades do ano?

(espero ter ajudado)

Perguntas similares