Por que, apesar de boa parte do continente africano estar no centro da Placa Africana, em algumas regiões se registram terremotos, atividade vulcânica e a formação de relevo mais elevados?
A
Porque, mesmo no centro de uma placa tectônica, os continentes estão sujeitos a atividades sísmicas e vulcânicas com frequência.
B
Porque duas partes do continente africano, localizadas no sul e no sudeste, encontram-se nos limites com as placas Antártica e Sul-Americana.
C
Porque duas partes do continente africano, localizadas no noroeste e no nordeste, encontram-se nos limites com as placas Europeia e Arábica.
D
Porque duas partes do continente africano, localizadas a oeste e a noroeste, encontram-se nos limites com as placas Sul-Americana e do Caribe.
Respostas
Apesar de parte do continente africano está localizado na área central da placa africana em uma região do seu território ocorre terremotos, pois: “Porque duas partes do continente africano, localizadas no Noroeste e no Nordeste, encontram-se nos limites com as placas Europeia e Arábica.” (alternativa c)
A instabilidade geológica no continente africano
A maior parte do continente africano é geologicamente estável. Mas na região localizada na parte Noroeste do continente está localizada a Cadeia do Atlas, uma grande cadeia montanhosa que se originou a partir do contato entre as placas Africana e Euroasiática.
Na porção Nordeste do continente africano, o encontro entre as placas Africana e da Arábia, deu origem ao Maciço da Etiópia. Em outra parte da porção Nordeste, ainda acontece um outro fenômeno associado à divergência entre as placas tectônicas, onde está ocorrendo a formação de um vale profundo conhecido como Vale em Rifte ou Rift Valley.
Nessa região a placa tectônica africana se dividiu em duas partes, formando uma grande abertura que deu origem a lagos de origem tectônica, conhecidos como Grandes Lagos.
Aprenda mais sobre a instabilidade geológica no continente africano em: https://brainly.com.br/tarefa/21405926
#SPJ1