Leia o texto abaixo.
Plantio sem uso do solo: conheça o sistema hidropônico
Já pensou fazer todo um plantio e não precisar de nem um pouquinho de terra? Isso é possível com o sistema hidropônico. Ele usa uma solução contendo água e nutrientes direto nas raízes do cultivo.
Dá para plantar alface, rúcula, agrião e vários tipos de hortaliças. O tempo de produção até a colheita não muda muito do método tradicional, de solo, mas a sua vantagem está na sustentabilidade. Isso porque a solução com água passa pelas plantas de forma cíclica.
O cultivo na hidroponia acontece em estufas montadas em declive. Dentro delas, é feita uma estrutura de bancadas com canos, por onde a água corre. A ideia é que a solução siga o seu curso, graças à gravidade.
Por fim, o líquido segue para uma caixa d’água e é bombeado novamente pelos canos, formando um ciclo e reaproveitando a água. [...]
A hidroponia também ajuda a coluna do agricultor: a bancada fica na altura ideal, deixando de ser necessário que ele fique se abaixando.
Somada à economia de água, que pode ser entre 70% e 90% na comparação com o plantio no solo, a construção em um terreno íngreme também ajuda o produtor a economizar energia, já que a água é bombeada apenas no retorno aos canos. [...]
Periodicamente, quando as plantas apresentam alguma característica de que não está tudo bem, como folhas amareladas, é interessante que o produtor colete amostras da solução usada e envie para um laboratório. Assim ela é analisada e pode indicar se o cultivo tem algum problema e quais mudanças são necessárias. [...]
SOUZA, Vivian. 2022. Plantio sem uso do solo: conheça o sistema hidropônico. In: G1. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2022. Fragmento.
Nesse texto, os termos “solução”, “nutrientes” e “sustentabilidade” são comuns à linguagem utilizada em
A) bilhetes para familiares.
B) conversas entre amigos.
C) jogos de futebol.
D) livros didáticos.
E) textos jurídicos.
Respostas
D) Livros didáticos.
Explicação:
O livro didático é uma das ferramentas fundamentais, para estudar diversos assuntos, além desse (do texto)!
As palavras em destaque servem mais para serem utilizadas no seguinte contexto:
D) livros didáticos.
O tipo de linguagem abordada dentro do texto
Em livros didáticos, temos uma grande variação e gama deste tipo de linguagem, onde palavras menos utilizadas no cotidiano como “solução”, “nutrientes” e “sustentabilidade” são colocada para tentar explicar ou também visualizar algum método.
Ou seja, elas são pertencentes à linguagem formal e mais rebuscada, sendo escritas desta forma.
A linguagem formal é utilizada em situações mais formais, onde a norma culta é necessária.
Quanto ao uso das normas gramaticais, na linguagem formal ela é totalmente correta.
Veja mais sobre a língua formal em
brainly.com.br/tarefa/33930518
#SPJ2