• Matéria: História
  • Autor: kamylapc837
  • Perguntado 3 anos atrás

Prática comum em famílias da realeza, o casamento entre a arquiduquesa da áustria e o príncipe herdeiro da coroa portuguesa foi objeto de elaborada negociação. De um lado estava o marquês de marialva, ministro plenipotenciário de d. João vi, beneficiário de um alto crédito bancário, diamantes, joias e pedras preciosas concedidos pelo rei com o objetivo de demonstrar as pretensas riquezas do brasil; do outro, o príncipe metternich, um dos principais responsáveis por restabelecer a balança de poder na europa pós-napoleão. Qual o nome desse evento?

Respostas

respondido por: AC1969
0

Trata-se do casamento entre Pedro de Orleans em Bragança, mais tarde Dom Pedro I, e Maria Leopoldina da Áustria, mais tarde imperatriz consorte do Brasil, conhecida como Dona Leopoldina ou Imperatriz Leopoldina.

Leopoldina pertencia à influente casa dos Habsburgos. Era filha do imperador da Áustria e cunhada de Napoleão Bonaparte, que havia desposado uma de suas irmãs.

   

A união política entre Portugal e os Habsburgos

O exercício trata da articulação política para o casamento do então príncipe Pedro, que mais tarde iria se tornar imperador do Brasil e posteriormente também rei de Portugal e Algarve.

  • A união buscava a aproximação com a casa real dos Habsburgos, que tinha prestígio na Europa após as guerras napoleônicas.
  • A família real portuguesa havia fugido para o Brasil em 1808 devido às guerras de Napoleão.
  • Leopoldina, além do prestígio familiar, tinha formação política e é considerada uma das influências sobre Pedro na questão da independência do Brasil.

   

Continue aprendendo sobre Dom Pedro e Dona Leopoldina aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/6675719

 

#SPJ1

Perguntas similares