• Matéria: História
  • Autor: vigilante5941
  • Perguntado 2 anos atrás

Com os estudos de mendel foi possível a descoberta da relação entre o material genético e a determinação das características. Ainda que o termo gene só tenha sido conhecido mais tarde, os estudos de mendel serviram de base para o entendimento das heranças genéticas. As assertivas a seguir relacionam a genética mendeliana. Analise essas assertivas e assinale a alternativa correta: i - as leis mendelianas relacionadas através das ervilhas podem ser extrapoladas para o estudo de doenças humanas. Ii - mendel determinou através da primeira lei que toda característica é determinada por um par de alelos que se separam para formar os gametas. Iii - a escolha do estudo com ervilhas se deve entre outros fatores por serem plantas hermafroditas, as quais seriam fáceis o controle dos cruzamentos. Iv - dois pares de genes se segregam independentemente, se estiverem localizados no mesmo cromossomo

Respostas

respondido por: erlandiamoreira04
0

Resposta:

Alternativa 4:

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas

Explicação:


tayannetmp: Resposta página 203 do livro de genética humana
respondido por: flavianeojou
6

Segundo os estudos do biólogo e botânico Gregor Mendel, somente as sentenças I, II, III estão corretas.

Conhecendo mais sobre Gregor Mendel

Mendel é comumente chamado de pai da genética, essa fama se deu por conta dos estudos que o mesmo realizava abordando a hereditariedade. Mendel recorria a ervilhas para estudar padrões de hereditariedade, onde através desse estudo Mendel criou a lei de monoibridismo.

Ele escolheu as ervilhas como o seu material de estudo por elas serem de autofecundação, possuírem um ciclo de vida reduzido e por elas se multiplicarem facilmente.

Ele realizava cruzamentos entre ervilhas durante várias gerações, o que lhe deu vasto conhecimento dos híbridos de genes dominantes e recessivos.

Através de seus estudos pode se observar que os descendentes recebem apenas um gene de cada par, uma informação importante para entendermos doenças consideradas anomalias genéticas, como o albinismo, a anemia falciforme, entre outras.

Quanto aos alelos, segunda a Lei da Segregação Independente, os pares de alelos se distribuem de forma indepente e durante a formação dos gametas se combinam ao acaso para gerar as características.

Análise da sentença incorreta

A sentença IV está incorreta porque os genes se segregam quando estão localizados em cromossomos diferentes, se os mesmos se encontram no mesmo cromossomo, a segregação não é realizada e os mesmos seguem juntos para o mesmo gameta.

Enunciado completo

Com os estudos de Mendel foi possível a descoberta da relação entre o material genético e a determinação das características. Ainda que o termo gene só tenha sido conhecido mais tarde, os estudos de Mendel serviram de base para o entendimento das heranças genéticas. As assertivas a seguir relacionam a Genética Mendeliana. Analise essas assertivas e assinale a alternativa correta:

I - As leis Mendelianas relacionadas através das ervilhas podem ser extrapoladas para o estudo de doenças humanas.

II - Mendel determinou através da primeira lei que toda característica é determinada por um par de alelos que se separam para formar os gametas.

III - A escolha do estudo com ervilhas se deve entre outros fatores por serem plantas hermafroditas, as quais seriam fáceis o controle dos cruzamentos.

IV - Dois pares de genes se segregam independentemente, se estiverem localizados no mesmo cromossomo.

Alternativas

Alternativa 1: Apenas a assertiva I está correta

Alternativa 2: Apenas a assertiva IV está correta

Alternativa 3: Apenas as assertivas II e IV estão corretas

Alternativa 4: Apenas as assertivas I, II e III estão corretas

Alternativa 5: Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Saiba mais sobre Gregor Mendel em:https://brainly.com.br/tarefa/47961432

#SPJ4

Perguntas similares