• Matéria: História
  • Autor: greicekellynas1635
  • Perguntado 3 anos atrás

"De acordo com Rubens Limongi França, a adoção é "um instituto de proteção à personalidade, em que essa proteção se leva a efeito através do estabelecimento, entre duas pessoas – o adotante e o protegido adotado – de um vínculo civil de paternidade (ou maternidade) e de filiação" (LIMONGI FRANÇA, Rubens. Instituições. , 1999, p. 310). A definição do jurista é interessante, por mencionar o amparo a direitos da personalidade. ". (Fonte: Tartuce, Flávio. Direito civil: direito de família – v. 5. 14. Ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2019). Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Na adoção à brasileira o adotante registra o menor como sendo seu filho biológico, sem que isso seja verdade. Tal adoção é vedada no ordenamento jurídico brasileiro. PORQUE II. Não é crime dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA. Escolha uma:

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

Sobre o direito civil e a chamada "adoção à brasileira" podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa C visto que a forma de adoção identificada como "adoção à brasileira" não caracteriza uma adoção verdadeira.

Consequências da adoção à brasileira

Como dito anteriormente, não é uma adoção verdadeira pois consiste em registar o filho de outra pessoa como sendo seu próprio filho, o não possui nenhum respaldo legal, uma vez que tal ato não está de acordo com o que o que é estabelecido pelo Direito Civil.

Quando uma adoção irregular é identificada, certas consequências podem ocorrer. A legislação deve punir os responsáveis pela adoção tanto no campo civil, como no penal. No âmbito cível há a anulação do registro de nascimento e a possível a retirada da criança da guarda dos pais.

A sua pergunta está incompleta, mas provavelmente as opções sejam:

  • A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E) As asserções I e II são proposições falsas.

Aprenda mais sobre Direito Civil em

https://brainly.com.br/tarefa/28095177

#SPJ4

respondido por: ewanglej
2

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA 2022

Perguntas similares