O texto abaixo trata do conceito de fato social para Émile Durkheim. Leia-o com atenção:
Fatos Sociais
O que constitui um fato social para Durkheim? Segundo ele, fatos sociais são coisas, e essas coisas são tudo aquilo que faz parte da sociedade, desde a formação de um núcleo familiar até a formação de um estado, ou seja, são todas as ações coletivas que envolvem o homem e a dinâmica social. Podemos citar como exemplo as leis que estabelecem as regras jurídicas e morais de uma sociedade, a religião, a educação e os costumes, que também são considerados fatos sociais.
Assim, à medida que os indivíduos de uma sociedade incorporam seus valores morais e suas regras legais, estarão subordinados a estas regras sociais e morais, repassadas, a princípio, através da educação familiar e, posteriormente, pela escola, religião, política, cultura etc. Para Durkheim, os fatos sociais podem ser definidos por três princípios básicos:
1 - a coercitividade: força que esses fatos têm sobre o indivíduo, obrigando-o a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes, sob pena de constrangimento;
2 - a exterioridade: os fatos são padrões exteriores ao indivíduo;
3 - a generalidade: os fatos são coletivos e atingem toda a sociedade/grupo sobre a qual atuam. Desse modo, independente da vontade, a sociedade acaba por definir o comportamento do indivíduo a partir de um modelo geral.
Podemos entender, então, uma situação clara: o sentido coletivo prevalece sobre o sentido individual.
Agora, para resolver este desafio, você deverá identificar um fato social de sua escolha. Este fato deve ter tido repercussão nas mídias recentemente e pode ser de natureza política, econômica, social ou religiosa. Após identificá-lo, descreva-o, relacionando com os seguintes tópicos:
• qual é o fato;
• qual é o grupo envolvido;
• qual é o impacto deste fato na sociedade.
Seu texto deverá conter, no mínimo, cinco linhas e, no máximo, dez linhas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:O fenômeno do "Panelaço", ocorrido simultaneamente com o discurso da presidenta Dilma Rousseff para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2015, foi transmitido pelas mídias (jornal, TV, revista), revelando a insatisfação da população com o governo. O fenômeno ocorreu em várias cidades do país e envolveu pessoas/famílias de diversas classes sociais. A manifestação teve impacto tanto na sociedade civil, pois gerou um movimento pacífico que envolveu quase todo o país, quanto no governo, uma vez que causou uma atitude de retração. Após o "constrangimento" dos nossos governantes, o governo declarou que, no Dia do Trabalho, a Presidenta se dirigiria à sociedade por meio das mídias sociais.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás