• Matéria: Sociologia
  • Autor: sanozukbad
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo: [...] revela uma profunda identificação pessoal de Florestan Fernandes com as dores e os sofrimentos dos trabalhadores e marginalizados. Uma identificação que se mostra em detalhes, com o extremo cuidado de Florestan na definição do "objeto de estudo" do livro. O autor, por exemplo, mostra seu desconforto com as denominações "preto" e "população de cor", sempre colocadas entre aspas, porque sabidamente passíveis de manipulação política e ideológica por brancos e negros, dominadores e dominados, na batalha cotidiana e muitas vezes mesquinha do dia a dia. (SEREZA, 2014, p. 302) Neste fragmento textual, podemos considerar que Florestan, em sua pesquisa sobre as relações raciais em São Paulo, busca explicar que...: Assinale a alternativa correta:
A. A integração do negro na sociedade branca, é identificado pela condição de diferenciado, ou seja, aqueles que preservam características históricas distinta da civilização ocidental.
B. A integração do negro na sociedade de classes é identificada como uma harmoniosa relação social, ou seja, aqueles que ocupam os mesmos espaços que os brancos.
C. Não há uma integração do negro na sociedade de classes, impossibilitada pelas razões históricas de luta de classes que oprimem os negros.
D. A integração do negro na sociedade de classes é identificada pela condição de marginalizados, ou seja, aqueles que ocupam os espaços de invisibilidade.
E. A integração do negro na sociedade de classes não ocorre de maneira pacífica, e sim violenta, pois é identificado pela condição de refugiados, ou seja, aqueles que ocupam os espaços não reconhecidos pelo Estado.​

Respostas

respondido por: RicardoRamos1998
3

A alternativa correta sobre a obra de Florestan Fernandes e seus estudos sobre a desigualdade racial é: "D. A integração do negro na sociedade de classes é identificada pela condição de marginalizados, ou seja, aqueles que ocupam os espaços de invisibilidade.".

Para isso, é preciso compreender a análise de Florestan Fernandes sobre a integração do negro na sociedade brasileira e sua diferença com Gilberto Freyre.

Florestan, Gilberto Freyre e o racismo

Na visão de Florestan Fernandes, a integração do negro na sociedade brasileira é marcada por um viés de classe, em que o negro é colocado enquanto marginalizado por conta de sua condição racial.

Porém, na visão de Gilberto Freyre, o ponto é destacar uma perspectiva da democracia racial e da harmonia entre brancos, negros e indígenas. Tal perspectiva acaba por apagar as problemáticas raciais do Brasil e suas desigualdades.

Para mais sobre Florestan Fernandes, leia: https://brainly.com.br/tarefa/47881106

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares