Respostas
Resposta:
Por que aconteceu a Revolução Pernambucana de 1817?
Movimento separatista também conhecido como Revolução do Padres, a Revolução Pernambucana aconteceu em 1817 na Capitania de Pernambuco. Apoiada pela elite, comerciantes, militares e padres, questionava a cobrança de altos impostos pela Coroa Portuguesa e a presença de portugueses em cargos de relevante comando político, econômico e militar no Brasil.
Explicação:
Após a Independência do Brasil e no começo do Primeiro Reinado Dom João VI nomeou portugueses em cargos de comando dos governos locais e nas chefias dos militares. Esse fato desagradou aos brasileiros.
A elite local, militares, comerciantes e padres que tinham como líderes:
1. Domingos José Martins
2. José de Barros Lima
3. Cruz Cabugá
4. Padre João Ribeiro
Defendiam:
1. A Proclamação da República
2. Aumento do soldo dos militares
3. Continuação da escravidão
4. Imprensa e Culto livres
5. Criação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
6. Fim da cobrança de impostos por Dom João VI
Após ocuparem Pernambuco criaram um governo provisório e receberam apoio das Capitanias de Rio Grande do Norte e Paraíba.
Divididos por interesses diferentes foram vencidos pelas tropas enviados por Dom João VI e em 20 de maio de 1817, teve fim o movimento. Seus líderes foram presos e mortos em praça pública para servirem de exemplo.
Esse movimento durou cerca de 70 dias porém após o termino o clima de insegurança continuou e a estrutura colonial não voltou a ser a mesmo.
Entenda mais sobre a Revolução Pernambucana de 1817 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1015859