210 CADERNO DO ESTUDANTE - ENSINO MÉDIO a) Analise as gravuras do início do século XX: *Lembre-se do roteiro: Qual a tipologia da fonte iconográfica (material: fotografia, charge, pintura, ilustração etc.): Onde e quando foi criado(a)? Qual o(a) autor(a) da imagem? Qual o contexto histórico envolvido? Para quem a imagem era destinada? Qual a intenção da obra (porque foi realizada)? Qual o público que a recebeu? Quais ações estão sendo representadas? Descreva os principais elementos presen- tes (pessoas, objetos, construções); o espaço da ação - o que está em primeiro plano (mais à frente) e em segundo plano (mais atrás). O que está em destaque e o que é secundário. Relacio- ne as informações fornecidas pela legenda da imagem com o assunto da fonte imagética. Quais os significados atribuídos a obra historicamente? 22 b) Quais elementos das imagens revelam aspectos de estratificação social e desigualdade de condições de vida e de trabalho? c) Quem produziu as imagens e quais intencionalidades podem ser inferidas a partir das referên- cias? Explique. d) Qual a posição da classe trabalhadora e dos capitalistas? Qual a crítica implícita? Justifique com elementos das gravuras. e) É possível afirmar que há permanências e rupturas na estrutura social evidenciada no início do século XX, diante da contemporaneidade? Discuta com seus colegas.
ME AJUDEM PFVR!!
Respostas
Diante da análise das gravuras do século XIX mencionadas na questão abaixo podemos inferir:
As desigualdades da sociedade
a) A primeira imagem se trata de uma gravura de nome "Das Profundezas" do autor Willian Balfour Ker, do livro "A Guerra Silenciosa" de John Ames Mitchell de 1906 e retrata a luta dos trabalhadores dos EUA.
A segunda imagem se trata de um cartaz publicado em 1911 na revista de organização sindical de nome "Trabalhadores Industriais do Mundo" e defendia a luta sindical dos trabalhadores da época.
b) Da parte de cima da primeira gravura percebe-se uma festa da burguesia onde todos se vestem adequadamente e comem muito bem. Debaixo do tapete retrata-se o medo da burguesia em ter contato com os trabalhadores e até mesmo de fazer parte deles.
Quase como a sujeira debaixo do tapete que a burguesia vai levando com seus comentários preconceituosos, valores morais, segregação social, etc.
c) Como o segundo cartaz se trata de um material sindical percebemos o tom de denúncia que chama as pessoas a terem mais consciência social. Mostra o bolo da sociedade capitalista em que a maioria sustenta a minoria com seu trabalho retribuído de forma precária pelos mais ricos.
d) A posição da parte mais rica da sociedade em ambas imagens é a superior e isso se percebe pelas vestimentas e objetos que ornam seu entorno. Os debaixo estão quase que se acumulando em pouco espaço com vestimentas pobres e pouco capital.
e) Percebemos a permanência de uma classe "superior" letrada, endinheirada que manda numa classe inferior alienada, explorada que apenas trabalha recebendo muito pouco e que incomoda muito.
Saiba mais sobre fontes históricas em: https://brainly.com.br/tarefa/39630569
#SPJ9