O corpo humano contém mais de 600 músculos esqueléticos, que constituem de 40-50% do peso corporal total. No entanto, nem todas as fibras musculares são iguais, podendo ser dividido em classes principais, com base nas características histoquímicas ou bioquímicas das fibras individuais
Respostas
Diante dos diferentes tipos de fibras musculares existentes no nosso corpo podemos afirmar que aquelas atividades que necessitam de maior resistência se beneficiam pela fibra do tipo I, já aquelas atividades de curto período com força acentuada se beneficiam da fibra do tipo II.
Portanto, as asserções I e IV apresentam proposições verdadeiras.
Caracterizando as fibras musculares
Sabemos que o nosso corpo é constituído por diferentes fibras, as quais apresentam funções distintas.
Logo, as fibras do tipo I são consideradas aquelas que apresentam maior grau de resistência, assim, os atletas que irão desempenhar atividades de longa duração, tais como, o atletismo e o ciclismo, se beneficiarão com estas fibras.
Já as fibras do tipo II, são aquelas que apresentam função de força, assim, aqueles atletas que desempenham atividades por curto período de tempo, mas com acentuada exigência de força, se beneficiam com ela, como é o caso do levantamento terra.
Complemento do enunciado
Assim, com base nos tipos e características de fibras musculares, analise as afirmativas abaixo:
I. A capacidade de manutenção da atividade muscular durante um período prolongado está intimamente ligada às fibras do tipo I, por estas possuírem uma alta resistência aeróbia.
II. Atletas de levantamento olímpico apresentam um percentual mais elevado de fibras musculares do tipo I comparado a fibras musculares tipo II.
III. Se um indivíduo tem predominância de fibras do tipo I, ele pode se tornar um velocista de alto nível com o treinamento adequado.
IV. A predominância de fibras do tipo II em um indivíduo não o favorece na disputa por uma medalha em uma corrida de maratona.
Entenda mais sobre fibras musculares aqui:
brainly.com.br/tarefa/49471302
#SPJ4