• Matéria: História
  • Autor: mariaizabelthome
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto e responda às questões a seguir. A cultura romana era mais militarista que a grega: os romanos consideravam a guerra cons- tante uma característica normal da sociedade. "Os romanos confiam na força em todos os seus projetos", escreveu o historiador grego Políbio. A capacidade da república romana de guerrear não teve paralelo antes, e não foi igualada até o aparecimento do Estado nacional moderno. [...] O sistema romano de alianças também promovia a guerra. Os aliados prestavam servi- ço militar, de modo que Roma se beneficiava deles somente por meio da guerra. Por volta de 300 a.C., Roma unia quase toda a península Itálica numa federação com a maior população do mundo mediterrâneo e estava em posição de começar a unificá-lo. RATHBONE, Dominic (Org.). História ilustrada do mundo antigo. São Paulo: Publifolha, 2011. p. 41.


A capacidade romana de promover guerras era igual a dos demais povos? Explique.

como os romanos utilizavam o sistema de alianças que criavam?



AJUDEM POR FAVOR ​

Respostas

respondido por: angelaysa2009
1

Resposta:

1-Não, a capacidade dos romanos de promover guerras (no apogeu da civilização romana) era maior que a de qualquer outro povo da Idade Antiga, sobretudo pelos romanos terem tido o Estado Centralizado mais eficiente e mais amplamente militarizado da Idade Antiga.

2-O uso da aliança surgiu na cultura Greco-romana, provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Seu uso na mão esquerda foi contribuição dos romanos, que acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d`amore) que estava diretamente ligada ao coração.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares