• Matéria: Biologia
  • Autor: cristiellysantos46
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde a descoberta da estrutura do DNA e do desenvolvimento da biologia molecular, o homem vem buscando novas alternativas que o auxiliem na busca por maior fluidez nos trabalhos de pesquisa, acelerando a geração de processos e produtos. A bioinformática tem contribuído para avanços na pesquisa básica, mas também na ciência aplicada (....).

Fonte: adaptado de ARAÚJO, N. D.; et al. A era da bioinformática. Estud Biol. 2008 jan/dez;30(70/71/72):143-8.

A seguir são listadas algumas aplicações da bioinformática. Analise as afirmativas a seguir:

I. Identificação de alvos proteicos com potencial para serem modificados diretamente pela interação com fármacos.

II. A identificação de moléculas que poderão atuar como princípio ativo na elaboração de produtos terapêuticos, inibindo ou acelerando certas reações bioquímicas, poderá apresentar efeitos sobre a cura ou a atenuação da doença.

III. Proporcionar melhor entendimento dos processos evolutivos e das relações filogenéticas.

IV. Amplificação do material genético para a verificação quantitativa e qualitativa de um determinado DNA em uma amostra biológica.

V. Identificar a expressão gênica durante um tumor, identificar suas alterações para que genes defeituosos, ausentes ou superativados sejam reconstruídos ou desligados, para garantir o desenvolvimento de medidas terapêuticas ou preventivas contra tumores e agentes infecciosos.

Assinale a opção correta.


Apenas II.


Apenas I.


I, II, III e V.


I, II e III.


Apenas III e IV.

Respostas

respondido por: allain250
3

Resposta:

III

Explicação:

A biologia computacional é um campo de pesquisa diferente ao da bioinformática.

respondido por: viviane926014
0

Resposta:

I, II, III e V.

Explicação:

A bioinformática é a ciência integra essencialmente o desenvolvimento de programas computacionais para tratar dados biológicos preexistentes e identificar sequências de genes, predizer a configuração tridimensional das proteínas, identificar inibidores enzimáticos, promover o agrupamento de proteínas, estabelecer árvores filogenéticas e analisar experimentos da expressão gênica. No entanto, ela não amplifica o DNA para a sua detecção em uma amostra biológica, essa análise é realizada pela reação de polimerase da cadeia, que pode apenas detectar a presença (qualitativa) ou então verificar a concentração (quantitativa). As demais alternativas estão corretas.

Perguntas similares