O biólogo e naturalista britânico Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul.
Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais. [...]
O pesquisador mencionado nesse texto propôs uma teoria que postula que
as características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
as características vantajosas ao meio são selecionadas naturalmente.
as espécies existentes são fixas e imutáveis desde a sua criação.
as modificações nas espécies se devem à mutação e ao crossing over.
as partes do corpo de um indivíduo resultam do uso e do desuso das estruturas.
Respostas
Resposta:
1) as características vantajosas ao meio são selecionadas naturalmente.
Explicação:
A teoria da seleção natural foi proposta por Charles Darwin, um importante naturalista que mudou o entendimento de como as espécies modificam-se ao longo do tempo. Segundo esse naturalista, há uma luta constante pela sobrevivência, e a seleção natural atua nesse processo. Assim sendo, o organismo mais apto conseguiria sobreviver e teria mais chances de reproduzir-se, preservando, assim, as variações úteis para cada espécie. Vale destacar, no entanto, que, apesar de conhecermos os genes e os mecanismos de hereditariedade, Charles Darwin não os conhecia, o que deixou uma lacuna em seu trabalho, mas que foi posteriormente preenchida.
Leia também: Evidências da evolução
→ Como a seleção natural ocorre?
Para que a seleção natural ocorra, são necessários alguns fatores: variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade.
Variabilidade entre os indivíduos: Os organismos de uma mesma espécie precisam ter variações em suas características. Sem essas diferenças individuais, a seleção não poderia atuar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Reprodução diferenciada: Os organismos mais adaptados a uma região reproduzem-se com maior frequência que os outros. Características desvantajosas podem levar indivíduos à morte antes mesmo de sua reprodução.
Hereditariedade: As características vantajosas são passadas para os descendentes, aumentando sua frequência em uma população. Essa característica, caso continue a garantir vantagem evolutiva, será passada para várias gerações até que a característica desvantajosa torne-se rara.
Imagine que exista uma população de mamíferos brancos e pretos (variabilidade) e que eles vivam em uma região de neve. Os mamíferos pretos são facilmente visualizados por predadores, o que não ocorre com os brancos, que conseguem camuflar-se na neve. Com isso, observa-se uma menor predação dos indivíduos brancos, que apresentam mais chances de chegar à idade reprodutiva (reprodução diferenciada). No momento da reprodução, as características vantajosas são repassadas pelos genes (hereditariedade) para os descendentes. Com o tempo, a quantidade de mamíferos brancos, mais bem adaptados, ultrapassa o número de mamíferos pretos.
ATENÇÃO: Quando falamos em organismo mais apto, não estamos falando do organismo mais forte. A força nem sempre é suficiente para garantir a sobrevivência de uma espécie.
créditos ao site: Mundo educação
O biólogo e naturalista Charles Darwin propôs uma teoria que postula que as características vantajosas a meio são selecionadas naturalmente.
Alternativa correta letra: B.
Como interpretar os estudos de Charles Darwin?
Charles Darwin foi um importante biólogo e naturalista, considerado por muitos como o maior cientista do século XIX, responsável pela teoria darwinista que possui alguns conceitos, sendo eles:
- Seleção natural: os indivíduos com características de melhor adaptação ao ambiente, sobreviveriam e passariam suas característica ao seus filhos, determinando a manutenção da espécie;
- Ancestralidade comum (sucessão de ancestrais): as espécies com ancestrais comuns, sofreriam modificação no tempo levando a novas espécies que tinham características em comum com seus ancestrais.
Veja mais sobre Darwinismo em:
brainly.com.br/tarefa/4383863
#SPJ2