(CESGRANRIO - 2013 - LIQUIGAS - Engenheiro Júnior - Mecânica) O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada pela Administração. Esse diagrama apresenta a seguinte característica: é um instrumento que permite modelar as tarefas necessárias para a realização de um projeto. É composto por figuras esquemáticas com indicações passo a passo, usadas para planejar etapas de um projeto ou descrever um processo que está sendo estudado. Representa graficamente o adiantamento do projeto. Apresenta, em sua estrutura, os problemas classificados em seis tipos diferentes: método, matéria prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente. É utilizado para identificar as rotinas existentes num setor de trabalho, sendo mais adequado para trabalho de levantamento
Respostas
Resposta:
Apresenta, em sua estrutura, os problemas classificados em seis tipos diferentes: método, matéria prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente.
Explicação:
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica que ajuda a identificar, classificar e expor possíveis fatores (causas) envolvidos na produção de uma característica (efeito). Tal efeito pode ser uma característica de qualidade de interesse ou um problema.
A abordagem atualmente mais utilizada pelas empresas é a utilização das circunstâncias que convencionou-se chamar de 6Ms, que são, segundo Barros e Bonafini (2014):
Materiais: quantidade insuficiente, qualidade ruim, ausência de fornecedor, fora da especificação.
Mão de obra: desqualificada, desmotivada, ausência de mão de obra, turn over (rotatividade), absenteísmo alto.
Método: procedimentos, normas, regras, leis, instruções de trabalho.
Máquina: Máquina quebrada, ausência de equipamento, ausência de proteção, condições inseguras, falta de manutenção.
Medição: ausência de verificação, processo de risco sem monitoramento, ausência de inspeção, ausência de indicador, dados não confiáveis.
Meio ambiente: temperatura, umidade, sujeira, local desprotegido, desorganizado.