Celso furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do brasil
Respostas
Com base no pensamento e na teoria econômica furtadiana, as sentenças I, II e IV estão corretas. Letra B. A afirmativa III está incorreta, visto que as ideias Keynesianas não são consistentes com o liberalismo econômico porque estão associadas ao intervencionismo estatal.
Pensamento e teoria econômica de Celso Furtado
Em sua apresentação de livro de 2001, Celso Furtado justifica que o estudo da economia colonial serviu como ferramenta para "conhecer melhor os elementos de nossa formação, nossa cultura".
A agricultura de subsistência carecia de uma base técnica elevada e tinha uma produtividade muito baixa. Quanto maior a concentração de renda, forte característica da economia canavieira, menor é a parcela de consumo suprida pelo mercado interno.
Complemento do enunciado:
Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I - O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II - O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III - Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV - Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
Alternativas:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.
Leia mais sobre economia em: https://brainly.com.br/tarefa/23883710
#SPJ4