Respostas
Apenas lendo o título do conto O peru de natal, de Mário de Andrade, é possível inferir que se trata de um texto natalino qualquer, onde a ave tão consumida nas festas de fim de ano é a protagonista, porém, o decorrer da leitura traz revelações sobre uma formação familiar conflituosa que passará um natal diferente devido à morte do patriarca que não apreciava essas comemorações.
Analisando o conto O peru de natal, de Mário de Andrade
Na narrativa, o escritor modernista brasileiro dá vida a Juca, que traz consigo uma família abalada pela perda recente do pai do jovem de apenas 19 anos, que, apesar da imaturidade, causará um grande impacto na vida de todos os presentes na ocasião ao questionar seus costumes e tradições natalinas, muitas delas não vividas, assim como em uma família tradicional, já que o pai de Juca era amargurado e não gostava de festas.
Abaixo, um trecho do conto O peru de natal, de Mário de Andrade:
O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes, foi de consequências decisivas para a felicidade familiar. Nós sempre fôramos familiarmente felizes, nesse sentido muito abstrato da felicidade: gente honesta, sem crimes, lar sem brigas internas nem graves dificuldades econômicas.
Aprenda mais sobre as obras de Mário de Andrade: brainly.com.br/tarefa/52286492
#SPJ4